Uma pesquisa realizada pela Alfa Inteligência sobre o comportamento de consumo para o Dia dos Pais divulgou importantes tendências e preferências dos consumidores no município de Patos, o quarto mais populoso da Paraíba (PB).
Os dados revelaram que 59,11% dos entrevistados não costumam comprar presentes no Dia dos Pais. Já os 40,89% que foram às compras ainda preferiram as lojas físicas, escolhidas por 51,37% destes consumidores. Feiras e mercados locais (19,13%) e lojas online (16,39%) também são opções populares, seguidas por shoppings (8,20%).
Quando questionados sobre os valores gastos em presentes, os respondentes indicaram as seguintes faixas: R$ 51 a R$ 100 (35,54%), R$ 101 a R$ 200 (30,12%), até R$ 50 (12,05%), R$ 201 a R$ 300 (9,04%), mais de R$ 300 (4,22%).
“Os resultados evidenciam uma preferência por valores moderados e um predomínio das lojas físicas. Além disso, a maioria dos consumidores de Patos não costuma comprar presentes para o Dia dos Pais, o que pode refletir influências culturais e econômicas”, destaca Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência.
O estudo contou com a participação de moradores majoritariamente de zonas urbanas (96,8%), com uma pequena parcela de residentes em áreas rurais (3,2%). A amostra foi composta por (52,71%) de homens e (47,29%) de mulheres. As faixas etárias mais representativas foram de 45 a 59 anos (23,40%), seguidas por 35 a 44 anos (22,17%) e 25 a 34 anos (20,44%). No que diz respeito à escolaridade, (48,77%) dos entrevistados tinham ensino médio incompleto ou completo, enquanto (32,51%) possuíam ensino fundamental incompleto ou completo.
A pesquisa da Alfa Inteligência foi conduzida presencialmente com 400 cidadãos acima de 16 anos. O estudo possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro máxima de 3 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos resultados da amostra total.
Sobre a Alfa Inteligência
Fundada em 2008 e administrada pela holding Alfa Group, a Alfa Inteligência se consagra como uma das melhores no mercado de pesquisa de opinião e estratégia do Brasil, atendendo grandes empresas, entidades, órgãos do setor público e candidatos a cargos eletivos. Conta com diferenciais como tecnologia digital de ponta a ponta, plataforma própria de coleta e análise de dados com inteligência artificial, time de consultores sêniores e assertividade superior a 98%.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
herikamendes@nbpress.com.br