O Sindilojas Caxias divulgou o resultado da pesquisa on-line promovida entre comerciantes dos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos, base territorial da entidade, que avaliou o impacto das chuvas junto às empresas associadas e representadas.
De acordo com a pesquisa, dentre as 81 empresas participantes, 65,4% delas não foram afetadas diretamente pelas enchentes. Ainda, 83,3% delas tiveram um impacto financeiro negativo por conta da baixa de vendas, sendo essa a consequência mais significativa observada pelas 30 empresas que responderam a essa questão da pesquisa.
Outras 10% tiveram danos em seus estabelecimentos, 3,3% foram alagadas e 3,3% tiveram dificuldades com funcionários. Ainda, somente uma das empresas teve problemas relacionados ao deslocamento e acesso ao local de trabalho de seus 12 funcionários.
Dentre as empresas que responderam à pesquisa, 69,1% eram do setor de Comércio, além de 22,2% de Serviços, 4,9% de Indústria e 3,7% de Turismo. A maior parte delas, 54,3%, é de empresas de pequeno porte, como também 28,4% de microempresas, 14,8% de médio porte e 2,5% de grande porte. A grande maioria é do município de Caxias do Sul, com 95,1%, mas 3,7% sendo de São Marcos e 1,2% de Flores da Cunha.
Para o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, os resultados dessa pesquisa confirmam o pensamento inicial, em que a questão econômica foi a principal observação coletada. “Nosso papel, agora, é fomentar o comércio local de diversas formas, bem como buscar apoio em níveis municipal e estadual, por meio de benefícios como liberação de créditos e prorrogação de impostos, com a força e em conjunto com a Fecomércio RS para as empresas que se sentirem prejudicadas possam respirar financeiramente mais aliviadas. Precisamos arregaçar as mangas e dar forças aos comerciantes, bem como a todos os negócios da região”, aponta.
Ainda, uma ação pontual do Sindilojas Caxias é a realização da edição extra do Café com Ideias, no dia 28 de maio, que trará uma palestra com a psicóloga e consultora em RH Estratégico Daniela Grolli falando sobre resiliência e reinvenção em tempos de crise, para inspirar os associados. “No evento, vamos conversar sobre as diversas consequências desse momento pelo qual estamos passando, principalmente enquanto empreendedores. Precisamos fazer a economia girar de maneira responsável e sensível, oferecendo suporte e ferramentas para que todos os envolvidos se recuperem da melhor maneira possível”, afirma.
Os resultados estão disponíveis no site do Sindilojas Caxias.
Mais fotos no link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATHALIA PEGORARO
nathalia@dinamicaconteudo.com.br