São Paulo, outubro de 2024 – Pesquisa Ipsos encomendada pelo Kwai for Business, divisão de negócios da plataforma de criação e compartilhamento de vídeos curtos, para identificar quem são os usuários do app aponta que o público do Kwai é qualificado e tem alto potencial de consumo. Quem utiliza a rede social tem um perfil muito próximo da população conectada e um potencial de compra semelhante, por vezes, até superior, de acordo com o levantamento.
De acordo com a pesquisa, os usuários do Kwai apresentam um gasto médio mensal em produtos de beleza de R$164, enquanto os não usuários da plataforma gastam R$155. Além disso, os usuários do Kwai possuem, em média, 3,4 contas bancárias, em comparação às 2,9 contas dos não usuários.
A pesquisa apontou que 95% dos usuários do Kwai realizaram uma compra online nos últimos 6 meses. A maioria dos produtos adquiridos foram roupas, tênis e itens de beleza, e quem usa o Kwai ainda compra mais eletrônicos e jogos online do que os usuários das demais redes. Além disso, o levantamento mostra que os usuários do Kwai têm um perfil que se declara mais “influenciado” na hora da compra, e são mais exigentes, considerando preço, qualidade do produto e promoções, em comparação aos usuários das redes concorrentes. Em geral, os usuários do Kwai possuem vida financeira diversificada, com mais cartões de crédito e contas bancárias: 83% dos usuários da plataforma possuem cartão de crédito para realizar compras, ante 77% dos não usuários.
Em relação ao perfil dos usuários, o estudo levantou que 83% usam o app todos os dias e os usuários do Kwai associam mais esta plataforma do que as concorrentes nos seguintes atributos de marca:
· É divertida e variada
· Tem conteúdo brasileiro
· Tem histórias envolventes e rápidas
Eles são super conectados, usam em média sete redes sociais diferentes e estão presentes em plataformas mais nichadas como Telegram ou Snapchat, por exemplo. Os usuários também identificam o Kwai como uma rede social diversificada, que representa o Brasil. Segundo o estudo, consideram a plataforma divertida, que possui histórias rápidas e envolventes, e que traz conteúdos regionais e de outras culturas, e têm preferência por conteúdos que valorizam a vida local e a riqueza cultural do país.
“Contratamos a pesquisa para entender quem são nossos usuários, como eles se comportam na plataforma, quais são os tipos de conteúdo que gostam de consumir e como se identificam com o aplicativo. O resultado comprova que o Kwai representa fielmente a população conectada do Brasil e ainda mostra o potencial de consumo do nosso público. A conclusão nos permite pensar em soluções para expandir nossas conexões no futuro, tanto com os usuários, quanto com as marcas, empresas e serviços interessados”, afirma Heloisa Goldman, head de agências do Kwai for Business.
Segmentos de consumo
A Ipsos ainda analisou o perfil dos usuários do Kwai e os dividiu por afinidades de conteúdo, que representam estilos de vida e tribos diferentes, o que possibilita a criação de conteúdo direcionado e a conexão com outros tópicos que agradam a cada um. Os cinco perfis são:
● Conexão e pertencimento: Beleza, Telenovela, Fofoca/Vida de Artista,
○ Perfil de usuários mais presente no Nordeste e relativamente equilibrado em termos de gênero, idade e classe social.
● Esforço e Integridade: Música, Família e Livros
○ Perfil de usuários mais feminino, classe C, e entre 37 e 50 anos de idade
● Tradição: Beleza, Aposta, Culinária e Missa/Adoração
○ Perfil de usuários equilibrado em termos de regiões, gênero, idade e classe social.
● Aventura e diversão: Comer fora, Jogar, Livros e viajar
○ Perfil de usuários mais jovem (25-36), mais presente no Nordeste e no Sul
● Evolua e descubra: Comer fora, Jogar, Cinema e compra
○ Perfil de usuários mais masculino, de classe A/B.
Para chegar a esses perfis, a pesquisa apurou que 64% dos entrevistados que utilizam o Kwai escutam música em seu tempo livre e, em média, 4,9 estilos diferentes. Sertanejo lidera a preferência, seguido por música religiosa e pop. Os usuários do app também assistem a plataformas de streaming e as favoritas são Netflix, YouTube e Prime Video, nesta ordem. Além disso, 84% acompanham pelo menos um esporte no dia a dia: o futebol aparece em primeiro lugar, seguido por vôlei e esportes de combate. Os usuários do Kwai são 67% dos que acompanham futebol, ante 53% de quem utiliza outras redes.
Conteúdos relacionados a gastronomia e beleza também atraem quem acessa o Kwai. Quase metade dos usuários gostam de assistir ao passo a passo de receitas e ainda consomem vídeos de cupons de restaurantes e bares. Já 58% de quem utiliza a plataforma acessa conteúdos de beleza e estética, como dicas de rotina para cuidados com a pele, cabelos e moda, contra 52% de outras redes.
Metodologia da pesquisa
O estudo quantitativo online foi realizado entre os dias 29 de fevereiro e 6 de março de 2024. Foram feitas 824 entrevistas com usuários do Kwai e outras 500 com usuários de outras plataformas, nas cinco regiões do Brasil, com homens e mulheres maiores de 18 anos, das classes A, B e C. A metodologia considerou como usuários Kwai os que utilizaram o app nas 2 semanas que precederam a pesquisa (margem de erro de 3.4 p.p.), os usuários “concorrência” utilizaram pelo menos uma rede social nas 2 semanas que precederam a pesquisa, mas não Kwai (margem de erro de 4.4 p.p.).
Sobre o Kwai e o Kwai for Business
Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que os usuários criem seu próprio conteúdo e compartilhem vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível. Com a missão de fazer as pessoas brilharem, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play. Já o Kwai for Business é a plataforma comercial do Kwai, que reúne recursos e ferramentas para empresas desenvolverem e inserirem conteúdo patrocinado no aplicativo. Com tecnologia e produtos avançados, o Kwai for Business pode atender às necessidades de marketing das marcas em diferentes estágios de campanhas. Saiba mais em: kwai.com e www.kwai.com/business.
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