Foto: Divulgação Zé Coxinha
Antes de iniciar um negócio, é essencial realizar uma pesquisa aprofundada sobre o mercado no qual se pretende ingressar. No caso de franquias, um estudo sobre a rede e suas particularidades também é fundamental, pois só assim o investidor saberá se seu perfil “combina” com o da marca escolhida.
O setor de alimentação, por exemplo, apresentou um significativo crescimento no último ano. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento desse segmento foi de R$ 240,661 bilhões em 2023, destacando o ramo de Food Service, que foi responsável por R$ 46,939 bilhões da receita total.
Considerando o estilo de vida agitado dos brasileiros, os salgados se destacam como uma opção prática, sendo facilmente integrados à rotina devido à facilidade no preparo. Eles são presença constante em comemorações, eventos e festividades, tendo uma alta demanda diária de pedidos. Para empreendedores que valorizam a praticidade, investir em uma franquia de alimentação que possui fábrica própria para produção e distribuição de produtos, mostra-se como uma escolha certeira em meio a tantas possibilidades.
De acordo Paulo Mello, CEO da franquia Zé Coxinha, pioneira na venda de salgados na caixinha, essa é uma das maiores vantagens da marca, pois o franqueado pode focar exclusivamente na operação da unidade, enquanto a franqueadora se responsabiliza pela qualidade, sabor, distribuição e suporte completo ao negócio.
A fábrica da rede Zé Coxinha produz cerca de 20 mil salgados diariamente, totalizando cerca de 160 mil unidades diárias e mais de 3.200.000 unidades mensais. “Somos o paraíso dos salgados. Anualmente, produzimos 38 milhões de unidades, incluindo coxinhas, quibes, bolinhos de queijo, churros e outros”, relata Paulo.
O sucesso da marca é demonstrado em sua forte presença na região sudeste, que conta com 40 unidades franqueadas. “Nossos franqueados faturam cerca de R$ 48 mil por mês. Isso acontece devido à facilidade de aceitação de nossos quitutes, qualidade, sabor e nossa ampla gama de opções disponíveis no cardápio. Com isso conseguimos atingir a todos os paladares”, finaliza Paulo.
RAIO-X da Franquia
Investimento Inicial (taxa de franquia inclusa): R$150 mil
Taxa de franquia: R$ 38 mil
Unidades em operação (próprias + franqueadas):
Capital de Giro: R$10 mil
Fundo de publicidade: 1% sobre o faturamento
Faturamento médio mensal: R$48 mil
Royalties: 10% sobre as compras na fábrica do Zé Coxinha
Faturamento médio: R$600 mil/ano
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Duração do contrato: 5 anos
Rentabilidade: 15% a 20%
SOBRE A EMPRESA
A rede Zé Coxinha fundada em 2011 é a pioneira na venda de salgados na caixinha. Destacando-se pelo compromisso com produtos de qualidade, sabor e preços acessíveis, seu cardápio inclui uma variedade de salgados e doces que trazem praticidade seja na correria do dia a dia ou até mesmo para festas e eventos. Com modelo de negócio atrativo, a marca possui 40 unidades em operação na região sudeste com planos de expansão para todo o Brasil.
Para saber mais acesse: https://invista.zecoxinha.com.br
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ISLANY OLIVEIRA CALDEIRA
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