Em 2022, o setor de turismo movimentou entre 3% e 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná. Já em 2023, o assessor técnico de projetos da Secretaria de Turismo do Estado Gabriel Rosa acredita que essa porcentagem tenha sido atingida logo nos primeiros 9 meses do ano.
“Então já vamos fechar o ano de 2023, superando a movimentação financeira que o turismo fez em 2022. Lembrando que nós temos um dos destinos mais procurados do mundo, que é Foz do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo”, avalia.
Diante desse contexto, o estado desenvolveu o programa “Fomento Turismo, Pesca e Náutica”, que oferece duas linhas de crédito: uma voltada para pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes que atuam em atividades como guias de pesca e condução de turistas, e outra que beneficia empresas de micro, pequeno ou médio porte no Paraná, cadastradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, destaca que o programa é uma iniciativa do governo estadual para aproveitar o potencial do estado no que diz respeito aos recursos hídricos. O programa visa fomentar o turismo relacionado à pesca em várias regiões, incluindo a costa leste e oeste, os rios Paraná, Iguaçu, Itararé, Paranapanema, Ivaí e Piquiri, entre outros. O objetivo é desenvolver essa nova indústria de turismo de forma sustentável.
“Então essa linha em especial visa atender principalmente o guia de pesca, o pescador artesanal, pescador profissional, mas passando também por apoiarmos financeiramente a partir das nossas linhas de financiamento, as marinas, pousadas, hotéis que queiram fazer aquisição de barcos, de equipamentos relacionados a pesca esportiva”, explica.
Heraldo enfatiza a importância do turismo de pesca como uma fonte de receita significativa para as economias locais. Além disso, ressalta o compromisso do estado do Paraná em proteger o potencial existente nas águas, na flora e na fauna dos rios, reconhecendo o valor desses recursos naturais.
O programa foi lançado no último sábado (21) durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, um evento filantrópico organizado pela prefeitura do Oeste do Paraná e pela Associação Assistencial de Guaíra. O torneio contou com a participação de 158 equipes de pescadores do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior considera que a pesca esportiva no estado é um grande gerador de empregos e o projeto beneficia toda a cadeia do turismo, incluindo pousadas, setor hoteleiro, restaurantes, lanchonetes e os guias de barco que transportam os pescadores.
“O Paraná está crescendo muito. Guaíra hoje é o nosso cartão de visita para a pesca esportiva. Está vindo gente do Brasil inteiro e até de fora do Brasil e nós queremos fortalecer”, avalia.
Veja Mais:
Waldez Góes apresenta soluções para cidades do Paraná afetadas pelas chuvas
SP: agronegócio tem superávit de US$ 16,61 bilhões, puxado pelo complexo sucroalcooleiro