Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Para ISPs, o momento é de transformar o atendimento ao cliente!
TECNOLOGIA

Para ISPs, o momento é de transformar o atendimento ao cliente!

02/05/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por Túlio Barbosa

 

O atendimento é uma parte crítica para o desempenho de qualquer prestador de serviço, independentemente do segmento de atuação ou do porte da empresa. No universo dos ISPs (Provedores de Serviços de Internet), essa afirmação não só é compatível, como representa um diferencial de valor inestimável para a satisfação dos usuários e a garantia de que experiências positivas estão sendo construídas.

 

Na esteira da inovação, que tem avançado sobre a gestão de provedores em diversos setores, o momento é bastante convidativo para que cada vez mais gestores deem a devida atenção ao relacionamento e à comunicação com seus clientes. Claro, esse não é um movimento livre de desafios, o que demonstra, ainda mais, a necessidade de se optar por uma solução robusta, capaz de traduzir o potencial da tecnologia em benefícios reais e variados.

 

E isso inclui os dois lados da mesma moeda. Do ponto de vista interno, indica o impacto de ter uma gestão comercial eficiente e moderna, com funcionalidades que contribuam para melhores decisões e um olhar personalizado ao usuário. Para os clientes, os reflexos são sentidos em atendimentos que fujam de modelos engessados e acompanhem a exigência do mercado.

 

Um novo tipo de gestão e relacionamento

Na prática, o que uma solução especializada no atendimento ao usuário pode oferecer aos ISPs? Entendo que um bom ponto de partida é compreender as mudanças impostas à gestão e organização da área, através de uma ferramenta completa e sustentada por tecnologias de ponta, como é o caso dos Chatbots. Assim, é possível fomentar uma gestão centralizada, isto é, que centralize todas as informações referentes ao atendimento em um só lugar, de maneira acessível e intuitiva. A partir dessa mudança, abre-se um leque de oportunidades de melhoria, como o uso de indicadores de desempenho – esses podendo ser integrados com o ERP (Software de Gestão Empresarial) utilizado pela empresa –, a visualização e o acompanhamento dos atendimentos, ativos ou na fila de espera, a inserção de layouts com atalhos claros e dados completos sobre cada cliente, além de outras vantagens asseguradas por uma plataforma confiável, que se estendem para a comunicação nos canais de preferência do cliente.

 

Seja no WhatsApp, com um portfólio de templates para mensagens automáticas, no Telegram ou no Facebook Messenger: é fundamental que a solução escolhida tenha integração com os principais canais de atendimento do mercado. Obviamente, outros diferenciais devem ser considerados, como o recebimento e a transcrição de mensagens por áudio, a emissão de 2ª via para boletos e sistemas de acessibilidade.

 

Tempo é um ativo valioso!

Você já deve ter escutado, em algum momento, o seguinte ditado: ‘tempo é dinheiro’! Para provedores, automatizar as etapas e a gerência do atendimento significa poupar uma quantidade absurda de tempo hábil, liberando profissionais para atividades mais estratégicas e oferecendo mais velocidade nas respostas fornecidas aos usuários. Tempo também é um recurso extremamente valioso para a construção de estratégias assertivas, que tragam personalização e destaquem a experiência como um fator decisivo para a boa relação e fidelização.

 

Por sinal, com informações relevantes disponibilizadas na ferramenta, é esperado que o nível de maturidade no entendimento sobre os consumidores tenha um salto importante. Isso passa, diretamente, pela mensuração de dados precisos sobre os atendimentos, entrando na esfera de comportamento e outras preferências. Esses insights servem de parâmetro para que decisões acertadas sejam tomadas, fomentando um ‘efeito dominó’ positivo.

 

No fim, todos esses esforços, encabeçados pela implementação de uma solução especializada, com dashboards modernos e intuitivos, terminam em um propósito que pode ser dividido por duas necessidades: reformular a gestão, trazendo insumos enriquecedores, reduzindo custos e maximizando a eficiência dos processos, e oferecer uma experiência agregadora ao usuário, personificada por um atendimento flexível, agilizado e que priorize, acima de tudo, uma jornada de comunicação satisfatória.

*Tulio Barbosa é CEO da MK Solutions. Com mais de 15 anos de experiência em Estratégia, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, o executivo é graduado em Administração de Empresas pela UFMG e especializado em Finanças e Administração Internacional pela Harvard Business School.
 

 Sobre a MK Solutions  

Desenvolvedora de software de gestão e soluções digitais feitas para provedores de internet, a MK Solutions nasceu como uma ISP. No entanto, em 2008, a empresa identificou a necessidade de desenvolver uma ferramenta de gestão completa para esse mercado e, assim surgiu a MK Solutions. Atendendo provedores de todos os tamanhos, com mais de milhões de clientes autenticados, as soluções desenvolvidas pela companhia conectam pessoas e apoia o crescimento dos provedores de internet, ajudando a evoluir e expandir processos, e proporcionando cada vez mais qualidade e inovação ao segmento.

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

NEC utiliza IA para analisar a confiabilidade das informações e apoiar a verificação de fatos

23/09/20240

MorumbiShopping realiza Promoção Outono 2025 com brinde L’Occitane au Brésil e sorteio de um Volkswagen Taos

20/03/20250

Transporte intermunicipal: Artesp fiscaliza 1,2 mil veículos e orienta usuários

14/01/20240

Happy Hour no Shopping Central Park tem noite de sertanejo

16/04/20250

João Pedro Flecha de Lima se incorpora à Atento Brasil como Vice-Presidente

27/08/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.