São Paulo, dezembro de 2024 – À medida que os proprietários de pequenas empresas continuam a se adaptar às demandas digitais, a pesquisa de 2024 da GoDaddy destaca a crescente importância das ferramentas digitais para que esse segmento impulsione a sustentabilidade e a competitividade a longo prazo.
A maioria (96%) das pequenas empresas brasileiras pesquisadas concordou que um alto nível de digitalização permite que elas sejam mais competitivas no mercado, conforme revelado nas últimas descobertas da Pesquisa Global de Empreendedorismo 2024 da GoDaddy. Além disso, 94% dos entrevistados relataram que a digitalização melhorou sensivelmente seus processos de trabalho, proporcionando tempo e recursos cruciais para que os proprietários de pequenas empresas possam crescer e competir com concorrentes maiores.
Mais pequenos empreededores no Brasil estão percebendo os benefícios que as soluções digitais trazem para seus negócios – tanto que, atualmente, essas ferramentas se tornaram essenciais para o sucesso. Os empresários brasileiros pesquisados reconhecem o impacto positivo da digitalização em suas operações: 79% dizem que ela ajudou a reduzir os custos dos negócios, enquanto apenas 13% acreditam que ela aumentou suas despesas.
Outro ponto crítico para os empresários brasileiros é cuidar de seus clientes da melhor maneira possível. Para isso, é essencial ter acesso a ferramentas digitais para operar e interagir com os clientes. De acordo com os dados da GoDaddy, 73% dos entrevistados disseram que usam notificações por e-mail para se comunicar com seus clientes. Além disso, eles contam com sistemas de pagamento digital (73%), ferramentas de atendimento ao cliente on-line (71%) e faturamento digital (53%).
As ferramentas digitais ajudam uma empresa a fornecer seu produto ou serviço a clientes em potencial, além de garantir uma experiência conveniente para o consumidor ao fazer compras on-line. Para isso, 40% dos proprietários de empresas implementaram um método de reserva on-line para aumentar a probabilidade de os clientes concluírem suas compras, e outros 30% planejam implementá-lo este ano.
No entanto, apesar da notável melhoria na digitalização nos últimos anos, ainda há espaço para crescimento para os empresários brasileiros, com 41% deles relatando o uso de uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para ajudar a rastrear e gerenciar interações, por exemplo.
“Esses resultados ressaltam o compromisso dos empreendedores brasileiros com a digitalização. Ferramentas como sistemas de pagamento digital e plataformas de reservas on-line não só ajudam a melhorar a eficiência, mas também oferecem novas oportunidades de crescimento”, diz Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “A GoDaddy oferece suporte a pequenas empresas com um conjunto abrangente de soluções on-line para ajudá-las a ter sucesso no competitivo mercado digital de hoje.”
76% dos empresários planejam aumentar investimento em vendas e marketing on-line
Quando se trata de fazer investimentos nessa área, há muitas opções, mas os empreendedores brasileiros estão cada vez mais claros sobre a direção que querem tomar com o interesse relatado no investimento em vendas e marketing on-line. De acordo com os resultados da pesquisa 2024, 76% dos empresários planejam aumentar seus investimentos em vendas e marketing on-line, refletindo um forte compromisso com a expansão de sua presença digital, que é fundamental para competir e expandir seus negócios em um mercado cada vez mais digital.
A conclusão é que a digitalização se tornou essencial para as pequenas empresas brasileiras, que usam ferramentas digitais para se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, bem como para fortalecer sua posição e impulsionar seu crescimento.
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YASMIN MORAES FERREIRA DOS SANTOS
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