De junho a agosto, a organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil (PSFB) apresentam seu novo espetáculo, Memorável – histórias notáveis, projeto contemplado na 8ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Memorável circulará em unidades dos CEUs na cidade – São Miguel – Luiz Melodia, Barro Branco – Cidade Tiradentes, Vila Curuçá – Irene Ramalho, Carrão/Tatuapé – Carolina Maria de Jesus e Parque do Carmo – João Cândido (Almirante Negro) – e poderá ser visto também no Centro Cultural Olido – que receberá ainda a exposição Andanças: Palhaços Sem Fronteiras, em parceria com o Centro de Memória do Circo. No Teatro Alfredo Mesquita, outras 14 sessões gratuitas, seguidas de conversas com o público, nomeadas “conversas notáveis”. Memorável fará ainda uma temporada no Sesc Bom Retiro.
Memorável promove a reflexão sobre o acolhimento e a transformação, com base em pesquisas desenvolvidas pela organização, através da arte circense, especificamente a palhaçaria. A criação e a direção cênica, a cargo da diretora Cristiane Paoli Quito, trazem histórias reais vividas pelos artistas/palhaços, colhidas durante os projetos realizados em território brasileiro e em diferentes países do mundo.
“Tenho me encantado na descoberta de pessoas abnegadas, corajosas, que usam da compaixão e do riso para oferecer acolhimento a quem precisa, sem às vezes considerar o risco real de suas próprias vidas. Isso, talvez, aconteça porque o espírito da inocência do palhaço esteja na essência dos ‘inacreditáveis e incríveis’ Palhaços Sem Fronteiras”, declara Cristiane.
Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil praticam a diversidade e a inclusão em sua atuação, com recursos de acessibilidade nos espetáculos e rodas de conversas, parcerias com organizações de base comunitária para mapear e convidar grupos em vulnerabilidade social nos entornos dos espaços.
Exposição
O Centro de Memória do Circo, localizado na Galeria Olido, receberá a exposição Andanças: Palhaços Sem Fronteiras, com fotografias e objetos interativos relacionados às histórias vivenciadas pela rede de artistas dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Um convite poético a emoção e o papel da palhaçaria em crises humanitárias. As fotos contam a trajetória da Organização e compartilham essas experiências, sensibilizando a população para a importância e relevância de projetos artísticos em contextos de vulnerabilidade socioeconômica.
“A exposição Andanças é um convite para uma viagem com os Palhaços Sem Fronteiras, podendo sentir como adentramos em cada lugar para lidar com os desafios sociais”, afirma Aline Moreno, fundadora e diretora executiva dos PFFB.
Sobre Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Desde 2016, a organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil atua no Brasil e América Latina, levando espetáculos profissionais e atividades pedagógicas a áreas de vulnerabilidade socioeconômica e crise humanitária.
A operação no Brasil foi a primeira da América Latina a fazer parte da entidade internacional, os Clowns Without Borders International. Desde então, realiza espetáculos e formações de palhaçaria e artes circenses que valorizam o trabalho artístico pedagógico e geram impactos sociais nas comunidades afetadas pelas crises humanitária, climática, socioeconômica e de violência.
OS PSFB atuaram com o projeto Riso Doce, em parceria com a Cia Cromossomos, nas comunidades ribeirinhas do Rio Doce, área devasta pelo desastre ambiental decorrente do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG) e Espírito Santo.
Com uma rede de 80 artistas profissionais, já realizou projetos em 10 estados brasileiros, com oficinas, apresentações e formações para profissionais sociais. Só em 2023, foram 28 ações entre espetáculos, oficinas de formação e intervenções artísticas, que impactaram mais de 20 mil pessoas.
Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil existem para que crianças e jovens tenham o direito ao riso, à imaginação e ao brincar nas situações mais adversas do planeta.
Memorável – Histórias Notáveis
Espetáculo com os Palhaços sem Fronteiras Brasil
Sinopse: Memorável é tudo aquilo que merece ser conservado na lembrança. Por meio da palhaçaria e da ludicidade, o espetáculo conta, canta e retrata as ações dos Palhaços Sem Fronteiras e suas aventuras vividas em áreas de risco e de instabilidade. A peça é um convite a crianças, jovens e adultos para que conheçam os Palhaços Sem Fronteiras Brasil e revivam momentos mágicos. São relatos que transformaram e construíram a trajetória dessa “inacreditável” Organização, assim como de todos que passaram por ela. Afinal, o que fazem os Palhaços Sem Fronteiras?
Ficha Técnica
Direção: Cristiane Paoli Quito
Dramaturgia: Ana Pessoa
Elenco: Aline Moreno, Arthur Toyoshima, Renato Ribeiro e Tetê Purezempla
Figurino: Claudia Schapira
Iluminação e cenário: Marisa Bentivegna
Criação e direção musical: Tetê Purezempla
Operadora de luz: Marina Gatti
Operador de som: Rafael Matede
Comunicação: Mariana Rodrigues
Fotografia: Ricardo Avellar
Produção Executiva Fomento ao circo: Aline Calahani
Produção Executiva Sesc Bom Retiro: GT Produções
Assessoria de Imprensa: Vicente Negrão Assessoria
Ilustrações e Designer: Lucas Lopes e Francisco Diaz
Realização: Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Serviço
Sessões especiais para alunos da rede pública de ensino:
CEU Barro Branco – Cidade Tiradentes
End.: Rua Salvador Vigano, 100 – Conj. Hab. Barro Branco II
Tel.: 11 5990-3368
Data: 17/6, segunda-feira, às 15h
CEU Vila Curuçá – Irene Ramalho
End.: Avenida Marechal Tito, 3452 – Itaim Paulista
Tel.: (11) 2563-6150
Data: 20/6, quinta-feira, às 14h30
CEU Parque do Carmo – João Cândido (Almirante Negro)
End.: R. Guerra de Aguiar, 63-237 – Jardim Nossa Sra. do Carmo
Tel.: (11) 2217-4072
Data: 26/6, quinta-feira, às 15h
CEU Carrão/Tatuapé – Carolina Maria de Jesus
End.: Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé
Tel.: (11) 5990-3364
Data: 3/7, quarta-feira, às 10h e 14h
Centro Cultural Olido / Centro de Memória do Circo
End: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01035-000
Tel.: (11) 98397-3767
Espetáculo Memorável – histórias notáveis: 10, 11, 17 e 18/8, sábados e domingos, às 16h
Exposição Andanças: Palhaços Sem Fronteiras: de 5/08 a 18/8, segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 18; sábado e domingo, das 13h às 18h; às terças-feiras, o Centro Cultural permanece fechado.
Teatro Alfredo Mesquita
End: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana
Tel.: (11) 2221-3657
24 e 25/8, sábado e domingo, às 16h
27/8, terça-feira, às 14h30
Sessões abertas ao público, com ingressos populares:
Sesc Bom Retiro
End.: Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos
Tel.: (11) 3332-3600
23 e 30/6, 7, 14, 21 e 28/07, domingos, às 12h
9/7, terça-feira, às 12h
Ingressos (disponíveis a partir de 11/6): de R$ 9 a R$ 30
https://www.sescsp.org.br/programacao/memoravel-historias-notaveis/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALISSON SCHAFASCHECK
alisson@vicentenegrao.com