Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»ESTADOS»São Paulo»Os caminhos de quem fez transição de carreira: veja dicas de profissionais da Fatec
São Paulo

Os caminhos de quem fez transição de carreira: veja dicas de profissionais da Fatec

16/12/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

DownloadBusque ajuda profissional e conhecimento, escolha o momento, planeje o projeto, monitore o mercado, cuide da saúde (Crédito: Freepik)

A transição de carreira é uma opção a ser considerada por quem não está satisfeito com os rumos da vida profissional. Entre os motivos estão maior realização profissional, busca por melhores perspectivas de empregabilidade, por maiores salários e estabilidade.

“As armadilhas que levam à transição de carreira são armadas pelos próprios indivíduos. Há uma tendência de escolher a carreira com um olhar de fora para dentro, ou seja, observando o mercado sem considerar as suas particularidades, suas preferências e desejos, seus pontos fortes e fracos”, explica o professor Paulo Medeiros, coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Fatec Barueri.

Este é um fator de infelicidade profissional, que pode gerar desinteresse e desmotivação, e até culminar em consequências para a saúde, como o burnout. É possível pensar em uma transição de carreira dentro da mesma organização, com as vantagens de já conhecer a cultura corporativa e os companheiros. Mas a responsabilidade pela transição é do indivíduo. Hoje, mais do que nunca.

“Há algumas décadas se acreditava que a responsabilidade do planejamento de carreira era da empresa, que deveria ajudar o funcionário a evoluir. Hoje a gestão de carreiras tem como protagonista o próprio funcionário, é ele que deve buscar o caminho da evolução”, explica.

Do RH pra SI, do jornalismo para o esporte

Isaías Batista Costa se formou como tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos em 2017, mas não conseguiu boas oportunidades na área. Trabalhando como vendedor em uma loja de calçados, completou a faculdade sem fazer estágio, e foi barrado na busca por emprego pela exigência mínima de seis meses de experiência . Em 2022 iniciou o Curso Superior Tecnológico em Sistemas para Internet na Faculdade Tecnológica Estadual (Fatec) de São Roque e, aos 26 anos, encontrou seu caminho.

“Fui cursar Sistemas por influência de um amigo que, recém-formado, já conquistou um ótimo modelo de trabalho em home office, com bom salário, pacote de benefícios e tudo aquilo que eu sonhava. Almejo construir uma carreira sólida, com autonomia para estar com minha família e conforto financeiro. E espero nunca mais trabalhar no varejo!”, diz.

Aluno do Curso Superior Tecnológico em Gestão Desportiva e de Lazer, Paulo Queiroz se formou em Jornalismo, fez estágio e trabalhou na área antes de ir em busca de sua verdadeira vocação. Já na primeira faculdade algo parecia errado, mas o compromisso familiar não o deixou desistir.

“Meu pai pagou a faculdade e, mesmo me sentindo um peixe fora d’água, eu me sentia na obrigação de concluir a graduação e honrar os esforços dele. Mas sempre fui apaixonado por esportes, um dia eu teria que voltar”, conta.

Voltou pelos caminhos do Curso Técnico em Gestão Esportiva da Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes, e deu continuidade na Fatec, aos 39 anos de idade.

“Estou ciente dos desafios dessa transição de carreira, mas sinto que agora estou no rumo certo. Sou muito grato por essa nova oportunidade de ir em busca de uma realização, não só de carreira, mas de vida”, diz.

Sete dicas para uma transição eficiente

Seja em uma transição motivada pelo coração ou pelo bolso, o planejamento é fundamental para o sucesso. O professor Paulo Medeiros lista sete passos para uma transição bem-feita.

1)  Busque ajuda profissional: aconselhamento de carreira é a prática estruturada mais antiga dentro do mundo corporativo. Entre os mais jovens pode ter a conotação de orientação vocacional, entre os mais experientes segue a linha do mentoring, uma preparação para entender as novas demandas do mercado em que atua.

2) Busque o autoconhecimento: entenda quais são os seus talentos, defina seu propósito, analise os conhecimentos que possui. A partir da vocação é possível ir em busca dos conhecimentos que lhe faltam, seja em um curso de curta duração ou uma nova faculdade.

3) Escolha o momento certo: a melhor hora para uma transição de carreira é quando está claro que o trabalho atual gera impactos na saúde mental e emocional, quando falta propósito, ou quando o mercado de atuação da empresa está em crise.

4) Planeje cada fase do projeto: ao tomar a decisão de mudar, tenha o cuidado de reservar tempo para aporte de novos conhecimentos exigidos por sua nova carreira. Enquanto empregado (na carreira A) use os horários fora do expediente para cursos e estudos que o levem em direção ao novo caminho, podendo até atuar nas duas em paralelo até que esteja pronto para assumir a carreira B em definitivo.

5) Monitore o mercado desejado: pesquise as vagas disponíveis dentro do novo escopo de carreira, converse com profissionais da área e entenda qual o conjunto de competências pedidas pelas empresas.

6) Faça um planejamento financeiro: lembre-se que você pode ter um decréscimo de salário nesta transição, mas as contas seguirão com os mesmo valores. Faça um planejamento e poupe para ‘segurar as pontas’ até que a nova carreira se concretize.

7) Cuide da sua saúde mental: se a mudança de carreira é motivada por questões como o burnout, o primeiro passo é buscar ajuda para eliminar as causas do estresse descontrolado. Entenda o processo e estabeleça um plano de ação para que o círculo vicioso não se repita.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Os caminhos de quem fez transição de carreira: veja dicas de profissionais da Fatec apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Escolher o seu Imóvel de Luxo no Itaim Bibi

24/09/2024

Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

24/06/2024

Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

24/06/2024
EM DESTAQUE

Educação aplica Avaliação da Fluência Leitora e quer 90% de pequenos leitores até 2026

20/03/20240

Cinco dicas para empreender no mercado de estética masculina

28/11/20240

Turismo: SP tem um dos maiores patrimônios naturais em cavernas do país

19/01/20240

O TEMPO E A TEMPERATURA: sábado (16) com poucas nuvens no Paraná

15/12/20230

Carna North Way para quem vai curtir o Carnaval com estilo e conforto

19/02/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.