Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»O uso da Inteligência Artificial no Total Experience: como a tecnologia pode contribuir para uma experiência completa de excelência
TECNOLOGIA

O uso da Inteligência Artificial no Total Experience: como a tecnologia pode contribuir para uma experiência completa de excelência

25/10/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O ‘total experience’ é apontado por especialistas do setor de tecnologia como uma das principais tendências para o mercado corporativo nos próximos anos. Estima-se que mais de 60% das grandes empresas se utilizarão, até 2026, dessa estratégia, cujo objetivo principal é proporcionar uma experiência completa e integrada ao consumidor, tanto interno quanto externo, em todas as formas de relacionamento das empresas, oferecendo uma conexão consistente e unificada com o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda.

 

Aceleradas pela transformação digital globalizada dos últimos anos, os gestores têm plena consciência, de um tempo para cá, de que uma boa gestão no que tange à experiência do cliente, depende não somente de pessoas e processos, mas também de tecnologias emergentes, como as IAs (inteligências artificiais).

 

Há tempos a tecnologia se tornou grande aliada de empresas de todos os segmentos, pois é capaz de processar uma quantidade gigantesca de dados simultaneamente, reduzindo erros que seriam muito mais comuns se processados, esses mesmos dados, por humanos. Não é à toa que as empresas começaram, nos últimos anos, a apostar na Inteligência Artificial para identificar e monitorar o padrão de consumo dos clientes, de forma individual, a fim de lhe oferecer, cada vez mais, uma experiência personalizada, de acordo com seu comportamento. Além da clara economia de recursos para o oferecimento de soluções a pessoas ‘aleatórias’, por meio da capilaridade, a conversão ficou muito mais simples, já que a máquina é capaz de entregar a solução ideal para cada consumidor, de maneira única, na hora que ele precisa dela.

 

Segundo uma recente pesquisa divulgada pela Deloitte, cerca de 20% das empresas no Brasil afirmam que já utilizam recursos de IA em seu cotidiano, tais como chatbots, capazes de responder imediatamente às perguntas mais frequentes, auxiliar na navegação de sites e até fornecer suporte básico, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, agilizando o processo de vendas e reduzindo a necessidade de suporte humano; Personalização automatizada, onde a IA é capaz justamente de oferecer, por meio do histórico de compras e preferências do consumidor, soluções que são muito mais capazes de serem adquiridas; Análise de dados, de modo que a empresa possa ter insights sobre padrões de comportamento e consumo, capazes de identificar tendências e preferências que norteiam, a exemplo de empresas como Amazon e Mercado Livre, o abastecimento de seus centros de distribuição com produtos mais consumidos, de modo a oferece-los sempre de maneira rápida e sem risco de esgotamento.

 

O conceito de total experience se baseia não somente na preocupação do relacionamento com o consumidor, mas também da equipe de colaboradores da empresa. A inteligência artificial é capaz de mensurar, de maneira bastante rápida, qual o nível de satisfação da equipe em integrar o time e o clima organizacional. Além disso, ao deixar “sob responsabilidade” da inteligência artificial as tarefas tidas como mais simples do cotidiano operacional, os agentes são capazes de concentrar seus esforços em soluções que realmente dependam da intervenção humana, aprimorando cada vez mais a produtividade dos colaboradores.

 

Para Luiz Madeira, CEO da GWCloud Company, uma das líderes nacionais em concepção e implantação de projetos de transformação digital empresarial, o uso da inteligência artificial na indústria de Total Experience tem muito potencial para desempenhar um papel bastante significativo na melhoria tanto da experiência do cliente, quanto no aumento da eficiência interna e externa, dos colaboradores da companhia, impulsionando, inclusive, inovações em diversas outras direções.

 

“Sabemos que o Brasil atingiu uma alta de quase 19% em relação aos ataques cibernéticos, e em vista que este é um movimento crescente, é crucial entender que a segurança cibernética não é apenas uma preocupação técnica, mas também uma questão de governança e cultura organizacional. A complexidade e a frequência dos ataques cibernéticos tendem a aumentar e exigirão uma abordagem cada vez mais proativa e adaptável, e as empresas que não acompanharem os avanços tecnológicos terão inconsistências de alto nível em ameaças emergentes. É imperativo adotar medidas proativas e estratégias robustas para proteger os dados confidenciais e garantir a continuidade dos negócios.”, pontua Luiz Madeira, CEO da GWCloud Company.

 

O executivo ainda completa: “Ainda em 2022, o Gartner havia previsto que até 2026, aproximadamente 50% dos executivos C’levels definiram que os requisitos de desempenho seriam relacionados aos riscos incorporados aos contratos de trabalho, e concordo veementemente com a implementação da chamada ‘segurança compartilhada’, que pode desempenhar um papel crucial na mitigação desses problemas. A colaboração entre empresas, órgãos reguladores e entidades governamentais é fundamental para fortalecer as defesas cibernéticas. E não deixo de mencionar que, investir em programas de treinamento e conscientização para os funcionários sobre boas práticas de segurança cibernética, é vital para fortalecer a segurança em todos os níveis da organização.”.

 

O estudo “Global Human Capital Treds”, também produzido pela Deloitte, destaca essa transformação digital como sendo um dos principais pilares do futuro de praticamente todas as organizações, que será diretamente ligada ao potencial, propósito e perspectiva interna dessas empresas, sendo responsável pela manutenção da sua cultura organizacional.

 

À medida que a tecnologia segue avançando, é totalmente viável esperar por casos de uso de IA cada vez mais disruptivos e inovadores. O executivo alerta, no entanto, para o fato de que essas tecnologias precisam ser muito bem empregadas, e requerem um cuidadoso planejamento para que sejam bem-sucedidas, além da necessidade de se levar em consideração os desafios e necessidades específicas de cada empresa para sua melhor implantação.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Ensino técnico aumenta chances de jovens entrarem no mercado de trabalho

25/12/20230

Estiagem no Amazonas: 10 cidades recebem quase R$ 12 milhões para atendimento à população

18/10/20230

O cantor SYML, de Seattle, lança novo single, "The Walker"

17/02/20240

Conquistando o mundo: Enaldinho é o único youtuber brasileiro convidado para gravar ao lado do Mr. Beast

10/06/20240

Ciberameaças crescem 93%, segundo relatório da Thales

20/06/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.