As metas são um dos principais indicadores utilizados para medir o sucesso de uma organização. Segundo o levantamento realizado pela RD Station, 74% das empresas brasileiras não atingiram seus objetivos de vendas em 2023. A taxa é ainda maior do que em 2022, quando 71% das empresas não conseguiram bater metas e o setor B2C é o que mais enfrentou dificuldades, com apenas 23% de sucesso.
No entanto, passado a metade do ano, é necessário rever as metas estabelecidas no início, pois muitas vezes precisam ser ajustadas devido a mudanças no mercado, adaptações internas e novas oportunidades. Essas variáveis influenciam diretamente o desempenho das empresas, exigindo o realinhamento dos objetivos para garantir o sucesso até o final do ano.
Diante disso, Genilson Jr, Head de investimentos da Conta Black, dá 4 dicas para concluir as metas criadas no começo do ano.
1 – Revisite suas metas
As metas são um dos principais indicadores utilizados para medir o sucesso da organização e claro, descobrir o que é necessário fazer para ajustar a rota e alcançar os objetivos esperados. Durante o processo é importante revisitar esses objetivos para identificar algumas falhas ou olhar aqueles que se tornaram irrelevantes. Isso evita o desperdício de recursos e garante olhar de maneira estratégica para os negócios.
2 – Estabeleça indicadores
Os indicadores de desempenho são uma importante ferramenta, pois permite avaliar o desempenho das atividades estratégicas de uma empresa durante determinado período. Representados por quadros e gráficos acessíveis é possível identificar oportunidades, falhas, desafios e traçar as melhores estratégias com base em dados reais.
3 – Cronograma e Priorização
Defina os prazos para cada meta ou tarefa, assim você conseguirá ter um controle sobre as atividades prioritárias que devem ser realizadas, organizando de acordo com a urgência e importância.
4 – Recursos financeiros
As metas financeiras são importantes aliadas nesse processo. Elas servem para orientar a gestão, operação, estratégias e expansão do negócio. Defina quais são os objetivos a curto e longo prazo, além de destinar uma reserva de emergência caso aconteça algo que impacta o negócio. Por fim, faça o acompanhamento periódico desses recursos e veja quais condições são necessárias aplicar para manter tudo sob controle.
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LAISE ALVES DE CARVALHO SILVA
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