Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»O que difere um parceiro estratégico de um prestador de serviço de TI?
TECNOLOGIA

O que difere um parceiro estratégico de um prestador de serviço de TI?

21/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por Fernando Brolo

 

Entre as responsabilidades triviais de uma parceria, podemos listar a identificação de necessidades, a elaboração de planejamentos de acordo com os objetivos e prioridades da empresa e a construção de soluções junto ao cliente. Todos esses aspectos são primordiais para moldurar a maturidade do departamento de TI, que nesses cenários, passa a atuar de forma a agregar valor e destacar o potencial do negócio.  

É comum, entretanto, a confusão e a assimilação entre os conceitos de um parceiro estratégico atuante e um prestador de serviços convencional. A realidade é que ambos atuam na esfera de consultoria de TI, mas diferem quanto às suas orientações e diferenciais. Tanto o parceiro estratégico de TI quanto o parceiro de serviços de TI têm muito a colaborar com as empresas, cada um de sua forma e com suas particularidades. Explico as razões. 

 

O mercado de prestação de serviços de TI  

Crescendo de forma considerável, os prestadores de serviços de TI são reconhecidos por atender várias demandas e segmentos. Além de compreenderem a complexidade de mercado, eles prestam auxílio na gestão de TI, no suporte de aplicações, na manutenção de dispositivos e da educação de como funcionam, bem como gerenciam instalações físicas e fazem o monitoramento constante de toda a infraestrutura. 

De maneira simplificada, um prestador de serviço de TI carrega em sua essência o objetivo de auxiliar as empresas a utilizarem a tecnologia corretamente, para terem sucesso nas atividades do cotidiano. Pouco importa para que será feito o uso, o importante é se a metodologia de como usar e se a função programada está tendo êxito, como planejado anteriormente. Aqui, há delimitado um espaço estratégico que o serviço não ultrapassa. 

 

O mercado de parceiros estratégicos de TI  

Hoje, o sucesso e o crescimento de empresas de TI passam pela conversão dessas organizações em parceiros estratégicos. Isso porque, ao priorizar uma abordagem consultiva que vai além da prestação de serviços, um parceiro estratégico é capaz de olhar para toda a operação, desde a gestão de dados e segurança, até as oportunidades de implementar soluções inovadoras e eficientes. Neste universo, a importância está em como o uso das ferramentas é conduzido, assim como quais são as possibilidades de melhoria e de aproveitamento inteligente de recursos, o que pode incluir, inclusive, um acompanhamento pós-venda. 

Buscando a eficiência das operações, uma parceria sólida de estratégia visa também integrar e automatizar processos, resultando em mais maturidade tecnológica e tomadas de decisões mais conscientes. Um grande diferencial de uma parceria estratégica é o atendimento personalizado. Com um apoio singular, buscar por soluções e ferramentas compatíveis com a especificidade da empresa vai garantir mais segurança e resultados, aumentando, naturalmente, a satisfação do cliente.  

 

O futuro é personalizado! 

Com os avanços digitais cada vez mais elencados em um ritmo frenético de evolução, nos dias atuais, a demanda por mais tecnologia na realidade operacional das empresas é inegável. Porém, tão importante quanto receber orientações sobre uso, é ter indicações concretas sobre como sofisticar processos, torná-los mais ágeis e inovadores – sempre com os dois pés em uma postura de aprimoramento contínuo. 

E sem dúvidas, o segredo está na personalização. O próprio conceito de parceria estratégica está findado nesse pilar. Com o trabalho personalizado de uma consultoria especializada, a proximidade com o cliente surge como uma abertura para que todos os detalhes sejam explanados e alinhados, com base em uma visão abrangente de toda a cadeia de transformação digital escolhida pelo usuário.  

De fato, esse é um diferencial de grandes proporções para as duas partes envolvidas no processo: por um lado, para consultorias de TI que buscam se consolidar no mercado, e por outro, empresas que miram a presença massiva de uma tecnologia que atravesse a superfície, oferecendo benefícios que pavimentem um caminho real de produtividade e eficiência.  

 

*Fernando Brolo é Sócio Conselheiro e Diretor Comercial da América Latina na Logithink IT. O executivo possui vasta experiência em canais TOTVS, além de atuação na área comercial e de operações, tendo passado, ao longo de sua carreira, por diversas áreas de negócios, como Gestor Comercial, Executivo de Contas e Vendas, de Operações e de TI.    

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Edital para a Polícia Militar de São Paulo é publicado com 2.700 vagas de nível médio

01/11/20230

Red Hat entrega inovação de IA generativa de forma acessível com o Red Hat Enterprise Linux AI

08/05/20240

SuperShopping Osasco comemora o Dia Internacional da Família com uma programação especial

09/12/20230

Minas Gerais: turismo cresceu 720% em relação à média nacional

23/08/20230

Onda de calor aumenta em 177% a busca por ar-condicionado no e-commerce

26/09/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.