O ano de 2024 promete ser promissor para as redes varejistas. Dois dos principais grupos de shoppings do país, Multiplan e Iguatemi, planejam ampla expansão em suas redes, momento ideal para as redes de franquias que buscam expandir seus negócios no próximo ano. Com isso, é importante que as redes que desejam aproveitar esse bom momento, estabeleçam desde já um bom sistema de ERP que proporcione uma gestão mais eficiente, além de insights estratégicos para que os negócios consigam driblar a concorrência acirrada em busca de espaço no mercado.
A adoção inteligente de soluções, como um ERP robusto, pode ser um fator crucial para o sucesso e crescimento sustentável no competitivo universo das franquias. Com diversos sistemas no mercado, é comum empresários começarem usando um ERP mais simples. Contudo, conforme o negócio vai crescendo, podendo se tornar uma franquia, a operação das lojas fica mais complexa, neste momento, sentem necessidade de uma ferramenta mais completa e é então que buscam a migração.
“Muitos varejistas sabem que precisam de um sistema mais completo, mas ficam receosos de fazer a migração e ocorrer perda de dados ou mesmo impactos na operação das lojas. Por isso é importante realizar a migração com uma empresa que seja especialista em varejo, que entenda a necessidade do cliente e seja capaz de identificar melhorias no produto, sempre garantindo a segurança no processo”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, ferramenta completa de ERP que atende grandes redes como Grupo L’occitane, Malwee, Petland e Skyler.
O especialista lista os principais cuidados adotados pela VarejOnline na migração de ERP de seus clientes e que asseguram uma transição de sistema descomplicada, segura e rápida. Confira:
1- Diagnóstico para antecipar necessidades
Como a empresa faz a migração enquanto está operando no mercado, é importante realizar um diagnóstico para levantar todas as pessoas e setores que terão acesso ao sistema e que precisam ser treinados, além de possíveis impactos da mudança e providências necessárias.
“O diagnóstico antecipa problemas e impede a perda de informações e a demora no aprendizado das equipes, inclusive para franqueados. É o pontapé inicial da migração e, quando bem feito, torna o processo muito mais rápido e seguro”, aponta Mortari.
2- Envolvimento das lideranças
Durante o processo de migração, é fundamental que as lideranças, inclusive as setoriais, estejam presentes. Dessa forma, essas pessoas saberão como auxiliar suas equipes, tornando a migração mais acessível e descomplicada.
“Nós sempre incluímos as lideranças em nossas apresentações sobre as funcionalidades do sistema. Com elas, também conseguimos identificar as dores de cada setor em relação ao uso do sistema, o que facilita na hora de planejar o treinamento de implantação”, explica o executivo.
3- Treinamento rápido e eficaz
Depois de todas as áreas e necessidades mapeadas, é essencial realizar um treinamento objetivo, claro, que apresente os módulos do sistema, oriente as principais operações e esclareça as dúvidas.
“Um treinamento bem feito impacta diretamente a adaptação das equipes ao novo sistema e evita contratempos desnecessários no dia a dia. É a oportunidade de sanar dúvidas, considerando a rotina das lojas e eventuais problemas que possam ocorrer, e de dar as orientações certas para agilizar a resolução de transtornos rotineiros”, finaliza Mortari.
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