A Check Point Software anuncia capacidades inovadoras com IA Generativa em diversas soluções da companhia. A começar pela solução Harmony Suite, nova suíte de produtos visa prevenir e proteger organizações e usuários contra desafios de ciberataques e ciberameaças cada vez mais sofisticados.
Atualmente, o risco de ser vítima de ataques de ransomware e vazamento de dados para ferramentas maliciosas de Software como Serviço (SaaS) e ferramentas de inteligência artificial generativa (GenAI) é exacerbado por conexões de usuários remotos em redes não seguras e dispositivos BYOD. Para comprovar tais preocupações, seguem alguns números alarmantes: em 2023 houve um aumento de 90% no número de vítimas de ransomware publicamente extorquidas e estima-se que 55% das situações de perda de dados sejam devido ao uso de GenAI.
Assim, no cenário tecnológico atual em rápida evolução, as implicações das aplicações de GenAI são uma preocupação crescente. À medida que o ChatGPT e o Gemini continuam ganhando força no ambiente de trabalho, as organizações enfrentam um dilema entre produtividade e risco.
A nova solução de segurança GenAI da Check Point Software permite adotar com segurança aplicações de IA Generativa nas organizações, enquanto trata do risco para dados corporativos e conformidade regulatória. Ao contrário das soluções de proteção de dados padrão, que deixam de identificar o contexto em prompts conversacionais, a solução Harmony Suite apresenta uma classificação de dados baseada em IA Generativa inovadora para prevenir vazamento de dados em aplicações de GenAI.
A solução Check Point Harmony Suite proporciona às organizações:
Descobrir todas as suas ferramentas shadow (desconhecidas) de GenAI, como ChatGPT, Gemini, entre outras.
Visualizar seus principais casos de uso de GenAI, como marketing, codificação, análise de dados e outras atividades.
Identificar as aplicações de GenAI de maior risco e priorizar a mitigação.
Prevenir a perda de dados usando análise de dados transformadora com IA Generativa.
Atender às regulamentações com monitoramento e visibilidade de nível empresarial.
Prevenção de perda de dados de alto nível
A Check Point Software também disponibiliza o novo serviço em nuvem Harmony Data Loss Prevention (DLP), por meio do qual oferece prevenção de perda de dados de próxima geração para o ambiente de trabalho através dos produtos Harmony Endpoint, Harmony Browse e Harmony SASE, aproveitando a IA Generativa para visibilidade e controle granulares.
O novo Harmony DLP capacita organizações híbridas ao:
Reconhecer mais de 700 tipos de dados predefinidos, tipos de dados personalizados, tags do Microsoft e dados sensíveis identificados em imagens usando OCR.
Aplicar restrições inovadoras de copiar/colar com aplicação de políticas em tempo real.
Prevenir ameaças ao escanear arquivos baixados.
Aplicar políticas de proteção de dados ao inspecionar quaisquer arquivos carregados.
Apoiar a adoção segura de aplicações de IA Generativa na empresa.
Novos mecanismos de IA do ThreatCloud
O Infinity ThreatCloudAI, o sistema nervoso central da Plataforma Infinity, compartilha inteligência de ameaças atualizada globalmente em menos de dois segundos. Isso significa que uma nova assinatura de ataque identificada por um endpoint no Brasil será bloqueada dois segundos depois por um workload (carga de trabalho) em nuvem no Japão, um gateway de rede na Itália ou um dispositivo móvel no Zimbábue.
Com uma taxa de captura de malware líder do setor de 99,8%, o ThreatCloudAI agora está aprimorado com novos mecanismos para identificar ataques altamente complexos e campanhas de ameaças, incluindo:
Ferramenta ThreatCloud Graph para avaliação multidimensional de ameaças cibernéticas; previne ameaças emergentes ao ver sua relação com objetos maliciosos conhecidos.
Categorização automática de URLs de novos sites usando processamento de linguagem natural (NLP) baseado em IA.
Prevenção de comunicações de comando e controle desconhecidos (C2) e rede de distribuição de malware (MDN – Malware Delivery Network) com base em características que distinguem entre os padrões de tráfego de sites maliciosos e benignos.
Deep Brand Clustering: solução de prevenção de falsificação de marcas da Check Point Software, concebida para acompanhar o número crescente de sites e páginas falsificadas e prevenir campanhas de phishing que imitam as marcas.
IA generativa para proteção de local de trabalho
Com os lançamentos mais recentes impulsionados por IA e IA Generativa, a Check Point Software aprimora ainda mais a segurança para que as organizações protejam o ambiente de trabalho com a solução Harmony Suite, que fornece prevenção de ameaças 360° para a força de trabalho remota/híbrida, em qualquer rede, para todos os dispositivos e todas as aplicações web.
Além da adoção segura de GenAI e da proteção de dados de próxima geração em todo o ambiente de trabalho, o portfólio de cibersegurança impulsionado por IA da Check Point Software inclui AI Copilot, AI Cloud Protect e ThreatCloud AI.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA VERCELLI
juliana.vercelli@inkcomunicacao.com.br