Como parte das celebrações dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o coletivo norte-americano The Beatbox House se apresenta na próxima sexta-feira (10/05), às 11h, para 40 adolescentes em internação no CASA Rio Paraná, centro socioeducativo da Fundação CASA no Complexo do Brás, em São Paulo. O evento ainda conta com a participação do Adido Cultural do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Gerry Kaufman.
O coletivo é uma referência mundial na arte de criar ou reproduzir músicas utilizando apenas os sons e ritmos produzidos com a boca (beatbox). A ação integra uma série de atividades culturais organizadas pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e a Santa Marcelina Cultura entre os dias 10 e 14 de maio, na capital paulista e no município de Campinas.
As ações envolverão polos do Guri, programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece educação musical, arte e cultura para crianças e adolescentes, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Na apresentação no CASA Rio Paraná, haverá interação entre os jovens em internação e os artistas – Amit, Chris Celiz, Gene Shinozaki, Kenny Urban e Neil “NaPoM” Meadows. Do grupo de adolescentes que assistirá à apresentação, 21 deles aprendem percussão e canto e coral nas oficinas do Guri no centro socioeducativo da Fundação CASA. As aulas acontecem duas vezes na semana, com uma hora e meia de duração cada.
Os integrantes do The Beatbox House já venceram campeonatos de beatbox nos Estados Unidos entre os anos de 2014 e 2016. Também foram premiados em disputas internacionais entre 2015 e 2018, como o Grand Beatbox Battle, um campeonato anual que ocorre na Suíça, e o Beatbox Battle World Championships, um festival realizado a cada três anos em Berlim, na Alemanha, com batalhas cara a cara de beatbox realizadas em cinco diferentes categorias – individual masculino, individual feminino, tag-team, loop station e team battle.
Em janeiro deste ano, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciaram a celebração do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, com uma série de atividades e eventos a ocorrerem em 2024 para comemorar os fortes laços políticos, culturais e econômicos dos dois países. Estão programados seminários, programas de intercâmbio e eventos culturais.
As primeiras relações diplomáticas entre os dois países se estabeleceram em 26 de maio de 1824, quando os Estados Unidos reconheceram a independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822.