No Paraná, hoje, 18.858 cidadãos estão sendo ajudados pelo programa Remédio em Casa, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Essa quantidade é 416% maior que a de 2019, quando existiam 3.653 usuários. De acordo com Deise Pontarolli, que coordena a Assistência Farmacêutica no estado, a ideia do programa é fornecer remédios para pacientes com doenças crônicas. Desta forma, esses pacientes têm mais facilidade para receber seus medicamentos.
Elas não precisam ir até a farmácia todo mês porque esses remédios são entregues na residência, contribuindo para diminuir o fluxo e o tempo de espera dos pacientes nas farmácias”, explica.
O programa distribui 49 medicamentos diretamente na casa dos pacientes através dos Correios, tirando os que estão sob controle especial e os que precisam ser mantidos na geladeira. Esses remédios são usados para tratar doenças complicados e caros.
Entre as mais de 40 doenças crônicas que são contempladas pelo Remédio em Casa, as de maior demanda são: dislipidemia, que é o excesso de gordura no sangue, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e a osteoporose.
Como se cadastrar
O paciente ou seu representante legal precisa fazer o casdastro na própria Farmácia Estadual, onde eles preenchem um formulário para participar do programa. Para garantir que os serviços continuem, é necessário renovar o cadastro a cada 6 meses e trazer os documentos atualizados.
Segundo Pontarolli, depois que o paciente está cadastrado no Programa de Medicamentos do Componente Especializado, é convidado pela Farmácia para receber os medicamentos em casa.
“Ele precisa assinar o termo de adesão, dizer corretamente o endereço onde ele quer receber o remédio e depois vai passar a receber uma quantidade de medicamentos suficiente para 3 meses de tratamento”, explica.
De acordo com a coordenadora, o serviço está disponível nas seis maiores farmácias regionais de saúde da secretaria nos seguintes municípios: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.
Confira também:
PR: prazo estendido até o dia 24 para acessar recurso para ações voltadas às mulheres
Nota Paraná fará sorteio na segunda-feira (9)