Alguns atos são quase incontroláveis. David Junior, por mais que tente, não consegue se contém ao fazer inúmeros julgamentos de seus personagens no início de um novo projeto. “Sempre acabo me arrependendo”, afirma. Atualmente na pele do malandro Sirley, o ator reuniu uma série de pensamentos sobre o caráter do personagem criado por João Emanuel Carneiro. Ele, porém, sabe que, com o passar dos capítulos, algumas verdades irão cair. “Eu julgo demais e, logo depois, me desconstruo todo. Fico pensando: ‘Você é maluco? Quem é você para julgar?’. Tenho de julgar nada. Tenho de viver e seguir a vida de acordo com o que o autor me dá”, explica.
O encostado Sirley realmente não causa boa impressão em um primeiro encontro. Na história, o personagem é marido de Leidi, papel de Thalita Carauta. Sem vocação para trabalhar, ele sempre alega que está doente para não ter de buscar emprego. Submisso à mulher, desfruta das benesses da chantagem que ela faz com Ísis, de Mariana Ximenes. Gasta o pouco dinheiro que tem em apostas de corrida de cavalo. “O Sirley é um pai de família. Ele é cúmplice das chantagens da esposa. É um cara que faz de tudo para sobreviver nesse mundo cão. E tenta viver de acordo com as condições em que ele nasceu e como foi apresentado ao mundo”, defende.
Na hora de compor o malandro Sirley, David não foi muito longe. Natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, o ator de 38 anos conheceu em seu dia a dia diversas pessoas que se aproximam do personagem das nove. “É a representatividade da família do Brasil. É muito próximo da minha realidade porque vim da Baixada Fluminense e está sendo prazeroso estar nesse contexto que eu conheço bemr”, explica o ator, que também está trazendo sua experiência na paternidade para os estúdios. “Sou pai de duas meninas e já imagino como elas serão olhando para a Gi (Fernandes, que vive Evelyn)”, completa.
Na tevê desde 2011, Davi ganhou repercussão entre o grande público ao participar de “Pega-Pega”, que foi ao ar entre 2017 e 2018. Logo depois, ele assumiu um dos papéis principais de “Bom Sucesso” e “O Tempo Não Para”. O ator também coleciona algumas produções mais curtas no currículo, como “Sessão de Terapia” e a dramática “Fim”. “Eu estava desejando um trabalho mais alegre. ‘Fim’ foi uma série bem pesada. Então, estou me divertindo com essa malemolência do Sirley”, valoriza.
“Mania de Você” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.
Novos formatos
Antes de integrar o elenco de “Mania de Você”, Davi Junior finalizou as gravações de “Dona Beja”, original Max. Escrita por Daniel Berlinsky e António Barreira e com produção da Floresta, a obra terá 40 capítulos. A produção é uma adaptação da obra homônima, inspirada em dois livros sobre Ana Jacinta de São José, uma personagem real. “Foi uma experiência bem louca porque estávamos fazendo uma nova roupagem dentro de uma nova estrutura. Tivemos uma equipe muito mista, que misturava cinema e tevê. Foi uma escola para mim e para toda a equipe”, afirma.
Na novela, ele viverá Antônio Sampaio, papel de Gracindo Junior na versão exibida pela Manchete em 1986, e fará par com Grazi Massafera. Os dois reviveram o par romântico de “Bom Sucesso”. “A Grazi é uma parceira incrível. A gente já se conhecia e tudo fluiu bem. Foi uma delícia repetir essa parceria”, elogia.
Instantâneas
# O ator é casado com a também atriz Yasmin Garcez.
# David foi o vencedor da segunda temporada do “The Masked Singer Brasil”.
# A trama de “Dona Beja” tem estreia prevista apenas para 2025.
# Ao lado da esposa, o ator é criador do desenho “Hora do Blec”. Os personagens ganharam o público e passaram a ser usados em materiais de educação antirracista nas escolas.
DAVID JUNIOR, o Sirley de “Mania de Você”, da Globo, por Caroline Borges | TV Press