Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024 – A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou, nesta quinta-feira (25/04), os resultados operacionais e financeiros do 1º trimestre de 2024. Um dos destaques do balanço foi o crescimento de dois dígitos na receita bruta, com uma evolução 13,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 563,9 milhões. A teleconferência, com participação de executivos da Companhia, será realizada na sexta-feira (26/04), às 11h. Para participar, acesse aqui.
Em 2024, a Companhia completa 50 anos e segue com atuação forte e consistente. Impulsionada por uma estratégia de crescimento a longo prazo, a empresa foca na expansão e revitalização de seus ativos, bem como na diversificação do mix de produtos e serviços.
E isto já pode ser notado nos resultados do primeiro trimestre deste ano: as vendas da Multiplan somaram R$ 5,1 bilhões, o que representa uma alta de 10,6% vs. 1T 2023. Todos os 20 empreendimentos registraram crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior, sendo em seis deles uma evolução acima de 15%. Já o lucro líquido, que dobrou nos últimos cinco anos, foi 28,9% superior ao 1T 2023, chegando a R$ 267,0 milhões.
“Esse é um ano especial para a Multiplan, em que comemoramos 50 anos de trajetória. E apresentar um crescimento sólido e consistente em nossa primeira divulgação de resultados de 2024 mostra a capacidade da Companhia de se reinventar ao longo do tempo e continuar evoluindo. Seguimos focados em atender às necessidades do cliente, com investimentos em inovação, infraestrutura e serviços”, aponta Eduardo K. Peres, presidente da Multiplan.
A taxa de ocupação média nos três primeiros meses do ano foi de 95,7%, em linha com o crescimento dos últimos trimestres, sendo o ParkShoppingBarigüi (PR) o empreendimento de ocupação mais elevada, com 99,3%. O portfólio da Multiplan também segue em evolução e a atividade comercial da empresa registrou um turnover de 12.630 mil m² (1,4% da ABL total), com 106 novas lojas locadas no 1T24.
Com foco em proporcionar cada vez mais experiências e serviços aos consumidores, o segmento de Alimentação & Áreas Gourmet manteve-se forte no período: as Vendas nas Mesmas Lojas cresceram, no primeiro trimestre de 2024, 13,7% vs. 2023, o maior aumento entre os cinco segmentos (Artigos do Lar & Escritório, Artigos Diversos, Vestuário, Serviços, Alimentação & Áreas Gourmet). Além disso, foram realizados 321 eventos, número 24,9% superior ao do primeiro trimestre de 2023.
Outro ponto de destaque é a inadimplência líquida, a menor já registrada em um primeiro trimestre, 1,2%, contribuindo para uma melhor gestão de capital.
A Multiplan investiu no 1T24, um total de R$ 139,9 milhões em Capex, considerando expansões e revitalizações. A maior parte deste valor foi alocada nos projetos do ParkShoppingBarigüi (PR) e DiamondMall (MG). Além disso, retornou R$ 124,0 milhões aos acionistas via Juros sobre Capital Próprio e o Programa de Recompra de Ações.
Em abril, a Companhia anunciou ainda, que exerceu o seu direito de preferência relacionado à aquisição dos 9,0% restantes de participação no ParkJacarepaguá. A transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes.
EXPANSÕES E REVITALIZAÇÕES:
Com um investimento de R$ 1,5 bilhão, a Multiplan possui, atualmente, sete projetos de expansão mapeados, dos quais quatro já estão em construção: ParkShoppingBarigui (PR), DiamondMall (MG), MorumbiShopping (SP) e Parque Shopping Maceió (AL). Esta última, recém-lançada em abril, adicionará 45 novas lojas ao empreendimento, levando mais opções de compra e lazer ao Nordeste.
As outras três – ParkShopping (DF), JundiaíShopping (SP) e ParkShoppingSãoCaetano (SP) – estão em fase de desenvolvimento.
A empresa tem um potencial total de crescimento de cerca de 1 milhão m². Destes, 200 mil m² para shopping center e quase 800 mil m² de área potencial para venda de projetos multiúso.
Para além das expansões, a Multiplan concluiu, neste primeiro trimestre de 2024, a revitalização do NewYorkCityCenter, no complexo do BarraShopping (RJ). O novo espaço impulsionou um aumento de 42,0% nas vendas, quando comparado ao 1T23. Além disso, o segmento de Alimentação & Áreas Gourmet teve um crescimento de vendas de 51,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra a estratégia acertada de se investir em ativos próprios.
IMOBILIÁRIO:
A receita com vendas de imóveis do segmento imobiliário dobrou (+ 114,1%) em relação ao 1T23, tendo o Golden Lake (Porto Alegre/ RS) atingido receita de R$ 22,0 milhões. O primeiro bairro privativo da região conta com estrutura inédita e de alto padrão em projetos residenciais. O Lake Victoria, 1º condomínio do complexo, será entregue no final deste ano. 61,7% das unidades já foram vendidas.
Com o objetivo de promover um crescimento contínuo do entorno, a partir de projetos multiúso, a Multiplan também anunciou, em abril, a venda de dois terrenos adjacentes ao RibeirãoShopping (SP). As transações, que envolvem terrenos com 35.051 mil m² de área, estão sujeitas ao cumprimento de condições precedentes.
INOVAÇÃO:
A estratégia de inovação digital da Companhia segue aprimorando a jornada dos clientes e gerando valor ao negócio. Neste primeiro trimestre de 2024, o aplicativo Multi reforçou sua trajetória de monetização, por meio de parcerias entre empresas e o aplicativo.
O Multi apresentou 84% de crescimento no volume de downloads no 1T24 vs. o 1T23 e já ultrapassa os 6 milhões de downloads acumulados. O desempenho do aplicativo deve-se ao investimento em uma jornada phygital do frequentador do shopping, antes, durante e depois de sua visita.
Dentre os serviços disponibilizados no app, está o Acesso Multi, que possibilita a entrada expressa aos estacionamentos dos shoppings, por meio da leitura da placa dos veículos. Todos os empreendimentos da rede* retiraram suas cancelas de entrada, migrando para o modelo totalmente free flow. O serviço, inédito em shopping centers brasileiros, reforça o pioneirismo da Multiplan.
No 1T24, 44% das transações de estacionamento foram realizadas de forma digital, tendo o Acesso Multi ultrapassado a marca de 600 mil usuários cadastrados.
*exceto o Parque Shopping Maceió
ESG:
No âmbito ESG, o destaque do trimestre foi o Programa de Escolarização, que visa qualificar os colaboradores e promover a inclusão por meio do acesso à educação. A iniciativa, que está em fase de expansão, já chegou à metade dos shoppings. A expectativa é que, até o fim de 2024, o curso esteja implementado nos 20 empreendimentos da Companhia, beneficiando cerca de mil colaboradores a cada ciclo de aulas.
O projeto oferece aulas gratuitas dos ensinos Fundamental e Médio, possibilitando aos alunos a conclusão dos estudos básicos e a certificação concedida pelo Ministério da Educação (MEC).
Outro reconhecimento importante foi concedido ao ParkShopping (DF). O empreendimento recebeu o Prêmio “Guardião da Água” da Adasa, Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, que destaca empresas por práticas e iniciativas de economia de água. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do shopping trata 100% dos efluentes, evitando que os resíduos cheguem ao sistema de esgoto da cidade. Em 2023, a ETE tratou mais de 96.600 metros cúbicos de efluentes, sendo a água de reuso utilizada em atividades como jardinagem e refrigeração.
Confira neste link o balanço completo do 1T24.