Embora a Construção Civil ainda seja um setor majoritariamente masculino, a presença feminina tem crescido de forma consistente. Cada vez mais mulheres ocupam espaços estratégicos, seja nos escritórios de engenharia ou nos canteiros de obras, mostrando com naturalidade que competência e profissionalismo vão além de qualquer rótulo. Na Locexpress – referência no segmento de locação de equipamentos e única franquia do segmento de Casa e Construção (locação de equipamentos) a conquistar os dois Selos da Associação Brasileira de Franchising (ABF) a presença feminina também reflete essa evolução.
Atualmente, sete unidades da rede são comandadas por mulheres, representando 17% do total de 41 franquias. “Ver mais mulheres liderando negócios dentro da construção civil é um grande avanço. Na Locexpress, acreditamos que as mulheres fortalecem o setor, trazendo novas perspectivas de desenvolvendo e mais inovação para o mercado”, destaca Marcus Vinícius Lara, diretor executivo da rede.
Os números comprovam esse progresso de acordo com o Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023, o número de mulheres com carteira assinada na Construção Civil cresceu 184% desde 2006. Já os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de 2024, revelam que, das 110.921 vagas formais criadas no setor no último ano, 20,2% foram ocupadas por mulheres. Para se ter uma noção do avanço, esse percentual era de 14,6% em 2023 e de apenas 12,2% em 2022. O crescimento é evidente, embora ainda existem desafios importantes a serem superados.
A LocExpress continua incentivando a participação feminina na construção civil, oferecendo suporte, capacitação e um modelo de negócios estruturado para empreendedoras que desejam ingressar no setor.
O crescimento da presença feminina neste mercado reflete um movimento mais amplo de transformação e inclusão, abrindo caminho para que as mulheres ocupem, com protagonismo, cada vez mais espaços. Fernanda Brito e Maria Lima são exemplos de que as mulheres podem construir novas trajetórias onde desejarem. Vindas de segmentos distintos — Fernanda, corretora de imóveis, e Maria, gerente comercial — ambas decidiram mudar de rumo, investindo no próprio negócio e apostando na locação de equipamentos para construção..
Informações para a imprensa
Texto Imagem
Thamiris de Souza
(11) 97539 6558
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAMIRIS DE SOUZA
[email protected]