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onsiderada o coração da casa, a cozinha representa um espaço de convívio e de nostalgia pelo paladar. Seja para preparar uma pequena refeição, um jantar em família ou apenas aquecer a comida do dia anterior, é essencial que ela esteja bem equipada, trazendo funcionalidade e bem-estar.
Dessa forma, três marcas se mostraram amplamente reconhecidas entre os consumidores para montar uma cozinha brasileira: Mondial, Brastemp e Electrolux. Foi isso que apontou o novo estudo do GDM, plataforma de avaliação de produtos, que buscou entender quais empresas, dentre produtos indispensáveis para cozinhar, como fogão, micro-ondas e airfryer, os brasileiros mais recomendariam a amigos ou colegas.
Afinal, a opinião de pessoas próximas pode ser fator decisivo no momento em que o consumidor deseja adquirir um produto ou serviço. De acordo com um recente estudo global da Mckinsey, a recomendação de uma pessoa conhecida aumenta em 50 vezes a probabilidade de compra.
Para Eduardo Scherer, fundador do GDM, o ato de recomendar é uma troca de confiança em meio a um cenário saturado de anúncios, especialmente no ambiente online. “O consumidor é bombardeado com informações, o que pode deixá-lo confuso ou até desconfiado no momento de escolher uma marca, portanto, as recomendações de pessoas próximas podem ter um peso significativo nesse processo. O “boca a boca” sempre terá sua relevância”, diz.
Mondial se consagra como a “Airfryer brasileira”
Com 24 anos de história, a marca Mondial iniciou suas atividades com foco em facilitar os afazeres domésticos no lar brasileiro, fabricando principalmente eletrodomésticos portáteis. É conhecida por seus ventiladores e, sobretudo, por sua “escolha inteligente” – como aponta o slogan -, a fritadeira elétrica.
Dessa forma, quando o assunto é Airfryer – a fritadeira que é sucesso absoluto entre os brasileiros – a empresa Mondial lidera a lista, com 33% das recomendações. Em seguida, fechando o TOP 3, aparecem as marcas Britânia (14%) e Philips (12,5%).
Sem dúvida, Brastemp
Lançada em 1954, em São Paulo, o primeiro produto da Brastemp a chegar nas cozinhas brasileiras foi a geladeira Príncipe, que oferecia um amplo espaço para refrigerar alimentos e dizer adeus ao gelo. Mas somente seis anos depois que o primeiro fogão da marca foi criado, prometendo estilo e desempenho por um preço razoável.
Assim, em relação à categoria de fogões, a marca brasileira que virou bordão na década de 90 continua a preferida no mercado: com 24% das respostas, a Brastemp conquistou o primeiro lugar no ranking do produto. Com medalha de prata, quase encostando no ouro, está sua concorrente Electrolux com 23,25% da preferência.
A multinacional sueca
Presente em terras brasileiras desde 1926, a Electrolux conquistou a casa dos consumidores por sua tecnologia doméstica, com seus aspiradores de pó portáteis. Além de se destacar por seus refrigeradores, hoje, é também reconhecida por sua linha de micro-ondas.
A competição entre Brastemp e Electrolux continua. No entanto , a segunda se destaca nas recomendações para micro-ondas (26,5%), ao alcançar quase 10 pontos percentuais à frente de sua adversária histórica, relegando a Brastemp à segunda posição.
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LAURA GABRIELA PACHECO FASSINA DA SILVA
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