Na última quinta-feira (22), a multinacional MJV Technology & Innovation reuniu líderes do setor de indústria e varejo no Rethink Retail, realizado na sede do Linkedin, em São Paulo. O evento apresentou ao mercado os principais insights da NRF’24, a maior feira de varejo do mundo, e contou com dois painéis sobre experiências phygital e IA aplicada no segmento.
O primeiro debate foi apresentado por Marcella Campos, Gerente de Inovação da MJV, que esteve ao lado de Cassio Carvalho, Diretor Executivo da Vale Refeição, Erica Gandolfo, Diretora de Design e Varejo do Itaú Unibanco, e Jéssica Caldato, Gerente de Análise Avançada da Unilever.
“O MJV Rethink Retail é uma oportunidade para os executivos do setor de indústria e varejo compartilharem experiências e desenvolverem novas visões de futuro. No evento, apresentamos as principais referências da NRF e insights valiosos que reunimos com base em pesquisa e dedicação da equipe da MJV, que atua em diversos projetos de tecnologia, levando inovação para grandes empresas”, explicou Kleber Costa Jr, Diretor de Marketing Global da MJV.
No painel, os especialistas falaram sobre as tendências da hiper personalização, a importância do uso da IA para otimizar processos e da estratégia omnichannel como uma forma de melhorar a experiência do usuário. Os executivos também expandiram os horizontes do público presente, abordando as principais experiências da NRF, além de apresentarem uma análise sobre o uso de dados com base na LGPD.
O segundo debate, ‘Phygital in-store Experiences’, foi apresentado por João Schmitz, Gerente de Inovação da MJV, e contou com Leonardo Nascimento, Diretor de Produto e TI da Electrolux, Patricia Carneiro, Diretora de Marketing do Hortifruti, Patrícia Gouvêa, Diretora de Omnichannel da Alpargatas S.A, e Letícia Brandão, diretora de criação de valor e estratégia do cliente da Coca-Cola.
“Na NRF, vimos que já dá para mandar ofertas personalizadas até quando o celular está em modo avião. Temos que trabalhar juntos para desenvolvermos as melhores estratégias.”, conta Leticia Brandão. “Na Coca-Cola, fizemos uma parceria com o McDonald’s para o ‘Dia do Hambúrguer’, em que as pessoas podiam criar um sanduíche e ganhavam desconto nas lojas físicas e online. O Mc precisava desenvolver melhor o app e a gente conseguiu obter dados para gerarmos grandes conversões. Interessante para a gente e para o consumidor”,contou Letícia Brandão.
Os executivos também falaram sobre a importância da criação de bons conteúdos na estratégia de marketing. De acordo com Patrícia Gouvêa, diretora de marketing do Hortifruti, “O conteúdo se torna uma nova forma de vender após criar conexão com as pessoas. Entendemos que o conteúdo mais espontâneo feito na loja por quem trabalha lá, ou é cliente, tem muito valor. É uma estratégia importante para as empresas”.
Os especialistas ainda comentaram suas visões de futuro com tecnologia e inovação, apontando benefícios do machine learning, democratização do uso de dados e o potencial viral de conteúdos, que podem estimular o consumo de diversos produtos pelas redes sociais. Os debates completos estarão disponíveis em breve no canal do YouTube.
Para o encerramento, o evento contou com uma palestra apresentada por Patricia Leka, Sales Manager do Linkedin, que explicou as melhores práticas para a rede. Ao fim do Rethink Retail, a MJV disponibilizou para os participantes o ‘Report de Tendências da NRF’24’, disponível para download. No material, a consultoria mostra dados exclusivos obtidos no evento e pesquisas do segmento.
Sobre a MJV
Com mais de 25 anos de experiência e atuação promovendo a transformação em grandes empresas, a MJV Technology & Innovation é uma consultoria global que impulsiona negócios, com tecnologia, inovação, análise de dados e sustentabilidade, solucionando desafios das maiores organizações do mundo. Atualmente, a empresa conta com escritórios na América Latina, EUA e Europa.