O Ministério da Cultura (MinC) lançou um convite público para que organizações civis possam gerir a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), localizada em Brasília, no Distrito Federal.
O financiamento disponível é de um milhão e meio de reais. As inscrições estão abertas até o dia vinte e sete de setembro.
As propostas podem ser enviadas através do site do transferegov, em www.gov.br/transferegov.
A organização escolhida terá o dever de planejar e implementar ações que encorajem a leitura por meio de uma programação cultural envolvendo artes, literatura, educação, bem como a promoção e facilitação da leitura.
O MinC espera que a proposta inclua a formulação de clubes de leitura e a organização de eventos como contação de histórias, encontros literários, performances de dança, teatro e música.
Eventos comemorativos, oficinas de escrita criativa, seminários, palestras, e iniciativas para dinamizar o acervo da biblioteca também são bem-vindos.
A coordenadora-geral de leitura e bibliotecas do MinC, Aline França, detalha os objetivos do edital. Ela destaca que o projeto deve ajudar a biblioteca a cumprir sua missão de servir como modelo para outras bibliotecas no sistema nacional de bibliotecas públicas. Francês também enfatiza a importância de promover a biblioteca como um local de cultura, encontro e engajamento social, difundindo atitudes inovadoras na gestão de bibliotecas no país e disseminando as melhores práticas adotadas.
O prazo para as inscrições dos projetos de organizações civis para a programação cultural da BDB, em Brasília, termina no dia vinte e sete de setembro. As propostas podem ser enviadas através do site transferegov.
Para mais informações, visite www.gov.br/cultura.
Este é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura, com o apoio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI).