O período mais aguardado do ano está prestes a começar no Minas Shopping. Com temática inspirada nas tradições e na rica cultura de Minas Gerais, a decoração de Natal deste ano estreia no dia 3 de novembro, com a chegada do Papai Noel e apresentação de espetáculo musical a partir das 18h. A decoração proporciona uma verdadeira viagem pelos sabores, sons e tradições mineiras.
O espetáculo “Natal da Mineiridade”, que tem roteiro e adaptação exclusivos para o Minas Shopping, une o nascimento de Jesus a elementos mineiros. Os três Reis Magos são representados por figuras mineiras e a apresentação teatral estará em cartaz todas as sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 18h. O bom velhinho, além de toda a magia natalina, também se comunica em Libras, garantindo inclusão e acessibilidade para todos.
O ponto central da decoração é uma reprodução da Matriz de Santo Antônio, de Tiradentes, cujos vitrais em LED ganham projeções artísticas das igrejas barrocas e o teto reproduz pinturas em aquarela. No altar, há uma simulação do menino Jesus na manjedoura, acompanhado pelos três Reis Magos. Essa simulação, patrocinada pela PUC Minas, começa durante o dia e se transforma em uma cena noturna, simbolizando a passagem do dia no nascimento de Jesus, complementada por sons de animais e uma estrela cadente.
“O Natal é uma época muito especial, e, neste ano, buscamos fazer algo que tocasse o coração dos mineiros de forma ainda mais profunda. Nossa decoração valoriza o que temos de mais precioso: nossa cultura, nossos artistas, nossa gastronomia. Queremos que todos que passarem por aqui se sintam em casa, em uma verdadeira celebração das tradições de Minas Gerais”, afirma Ana Paula Alkmim, gerente de Marketing do Minas Shopping.
A decoração contará ainda com uma réplica do Chafariz São José de Tiradentes, um símbolo da cidade, acompanhada de um paisagismo que celebra as árvores típicas de Belo Horizonte e das cidades do interior, com destaque para os ipês-amarelos. Para garantir a acessibilidade, um balanço para cadeirantes estará disponível. Outra atração será uma reprodução da Praça Dona Izabel, em homenagem ao centenário da artesã mestra do Vale do Jequitinhonha. No espaço, além dos adornos típicos natalinos, as árvores receberão obras criadas por talentosos artistas e artesãos mineiros.
Inspirada nas cidades históricas e em símbolos marcantes do estado, a decoração inclui réplicas de casinhas coloniais, que abrigam lojinhas típicas vendendo delícias em empório, como o Legítimo Rocambole de Lagoa Dourada, uma marca tradicional da região do Campo das Vertentes com mais de um século de história. Os visitantes também encontrarão outros produtos dos parceiros do “Natal Mineiridade”: malhas da Bendizê, com frases do “dialeto mineirês”, e artesanatos de lojas do Mercado Central.
Uma piscina de bolinhas em formato de pão de queijo, com escorregadores e tobogãs, em parceria com a Forno de Minas, vai convidar crianças e adultos a mergulhar na diversão. Além disso, balanços em formato de bule e xícaras gigantes, inspirados nos tradicionais bules esmaltados das “casas de vó”, trarão o charme dos cafés de interior. O Espaço Pão de Queijo Forno de Minas distribuirá a iguaria às sextas-feiras, sábados e domingos, das 14h às 20h. Para participar, basta baixar o app Meu Minas e retirar um cupom para ganhar um saquinho com dois pães de queijo tradicionais da marca.
Até o coreto, tradicional nas praças das cidades mineiras, tem lugar de destaque na decoração. Batizado de “Coreto da Praça”, o local vai receber apresentações de moda de viola e de músicos e corais locais, como o coral Back to Black, durante as noites natalinas, valorizando ainda mais as raízes culturais de Minas Gerais. No dia 12 de dezembro, data em que se comemora o aniversário de Belo Horizonte, a Orquestra do Sesc tocará músicas do Clube da Esquina, ícone da cultura mineira. Além dessas apresentações, haverá uma apresentação de stand-up comedy no cinema no dia 22 de novembro, às 11h, com o comediante Paulo Araújo, que interpretará um nordestino que se depara com a peculiar forma de comunicação dos mineiros, o “dialeto mineirês”.
O Minas Shopping distribuirá gratuitamente um dicionário Mineirês, com palavras, frases e expressões únicas da cultura. “Isso para reforçar o orgulho que temos de ser mineiros e como gostamos de mostrar os nossos valores para todas as outras regiões do Brasil”, afirma Ana Paula.
Em uma iniciativa que amplia a celebração do Natal, o Minas Shopping, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, convidou o renomado artista Ataíde para transformar os paredões do viaduto adjacente em uma verdadeira obra de arte inspirada nas tradições de Minas Gerais. “A intenção é que os nossos clientes tenham uma experiência imersiva e tenham contato com o ‘Natal Mineiridade’ desde a entrada do Minas Shopping”, ressalta Ana Paula. O painel com mais de 175m2 já está sendo finalizado e será inaugurado juntamente com a decoração natalina interna.
Solidariedade
Neste período, o Minas Shopping também incentiva a solidariedade e integra a campanha Natal sem Fome , da Ancar Ivanhoe, maior empresa de shopping centers de capital privado do país. Entre os dias 20 de novembro e 31 de dezembro, os clientes poderão fazer a doação de alimentos não perecíveis, que serão entregues a instituições de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. O ponto de arrecadação ficará no Piso 2 ao lado da Central de Trocas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
joaoalbuquerque@interfacecomunicacao.com.br