Para destacar a importância da elaboração e implantação de projetos sustentáveis nas cidades, estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilização pela Sustentabilidade. O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Gabriel Viégas Neto, informa que gestores públicos podem participar.
“Gestores públicos municipais interessados em realizar projetos relacionados à sustentabilidade poderão participar de forma gratuita de treinamentos para elaboração de projetos sustentáveis”, explica Neto.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27 de outubro, por meio deste formulário. O primeiro treinamento está marcado para 31 de outubro, seguido por mais dois módulos nos dias 7 e 21 de novembro, das 9h às 12h. Cada dia será dedicado a um dos temas prioritários e terá uma duração de três horas.
O primeiro treinamento trará temas como marco legal do saneamento básico, normas e metas de universalização de água e esgoto em Minas Gerais. O foco do segundo estará nos resíduos sólidos urbanos, tratando de metas de universalização, doenças relacionadas, impactos nos recursos hídricos, reciclagem e tratamento de resíduos. No último, o enfoque será na eficiência energética. Estão previstas orientações sobre a Gestão Energética Municipal, a redução do consumo de eletricidade, entre outros.
O programa é uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Desenvolvimento sustentável
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais é uma instituição financeira que faz parte do sistema de desenvolvimento econômico do estado. O banco busca estabelecer condições de desenvolvimento com foco no crescimento da atividade industrial.
De acordo com o BDMG, os cinco compromissos de impactos do banco para 2023 são:
- garantir acesso a serviços financeiros em condições favoráveis para as micro e pequenas empresas, apoiando a manutenção de empregos;
- aumentar o uso de energia renovável, com investimentos em fontes de energia limpa e eficiência energética;
- aumentar o investimento fixo para estimular o crescimento de empresas mineiras;
- ter cidades mais inclusivas e sustentáveis e viabilizar projetos de infraestrutura (saneamento, saúde, educação, urbanização e espaços inclusivos);
- investir em inovações no agronegócio reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa.
O presidente do BDMG destaca que é fundamental apoiar os municípios mineiros, para que eles invistam em projetos sustentáveis. “Cerca de 40% do desembolso total realizado pelo banco estão alinhados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além desse treinamento, já ofertamos linhas de financiamento com recursos acessíveis.”
Leia mais:
Minas Gerais tem 135 municípios em situação de seca; informa Defesa Civil
MG: Provias está recuperando cerca de 3,5 mil quilômetros de rodovias no estado