Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas
  • Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores
  •  Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe
  • CLM e Silverfort blindam credenciais na Latam
  • LG Electronics India inicia construção de sua terceira fábrica
  • Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
  • Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"
  • Iguatemi Campinas e Galleria Shopping celebram a importância da maternidade leve neste Dia das Mães
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Mercado varejista investe na na IA para hiperpersonalização das vendas onlines
NEGÓCIOS

Mercado varejista investe na na IA para hiperpersonalização das vendas onlines

wilkesousa31/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 
Com o maior crescimento mundial do e-commerce em 2024, e um aumento de 16% nas vendas online, o e-commerce no Brasil está no centro de uma revolução digital que não para de crescer, é o que mostra o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024. Hoje, o e-commerce no Brasil representa 11% das vendas totais no varejo, mostrando a forte digitalização do consumo no país, mas ainda há muita oportunidade de crescimento.

Pensando nisso, o mercado varejista tem investido muito na hiper personalização das compras online e, com a evolução da inteligência artificial (IA), as oportunidades são infinitas. Ao navegar, os consumidores não apenas encontram o que procuram com mais facilidade, mas também recebem recomendações altamente personalizadas, que tornam a jornada de compra mais intuitiva e eficiente. No varejo, essa tecnologia já é realidade: uma pesquisa recente da Nvidia aponta que nove em cada dez empresas do setor utilizam ou estão implementando IA em suas operações.

No Grupo Fujioka, a inteligência artificial tem sido peça-chave para transformar a relação do consumidor com a plataforma. O gerente do e-commerce B2B do Fujioka, Frederico Godoy, explica que o site analisa a navegação dos clientes em tempo real para sugerir produtos de forma estratégica. “Nosso modelo de IA observa o comportamento do usuário, desde o que ele busca até a interação com diferentes categorias, e ajusta as recomendações de acordo com essas informações”, destaca.

A personalização acontece de forma dinâmica. Se um cliente visita a seção de notebooks, por exemplo, ele pode receber sugestões de modelos similares. Caso adicione um produto ao carrinho, a IA entende o contexto e oferece acessórios complementares, como mouse, teclado e mochilas, aumentando a assertividade da recomendação. Esse nível de personalização faz com que o consumidor encontre mais rápido o que deseja, reduzindo o tempo de busca e tornando a experiência mais fluida.

Além da recomendação de produtos, a IA também auxilia na precificação e na análise de tendências de consumo. “A tecnologia não apenas sugere itens semelhantes, mas também cruza dados de comportamento de compra de diferentes usuários para identificar padrões de mercado e tendências emergentes”, explica Frederico. Isso permite que o Grupo Fujioka ajuste sua estratégia comercial com mais precisão, otimizando estoques e oferecendo promoções direcionadas ao público certo.

Os resultados dessa estratégia já são perceptíveis. Segundo Frederico, o impacto da inteligência artificial pode ser medido de diferentes formas, mas a mais visível é o aumento do tempo de navegação e da conversão de vendas. “Notamos que os clientes permanecem mais tempo no site, exploram mais páginas e, principalmente, colocam mais produtos no carrinho. A taxa de conversão subiu, e o ticket médio das compras também cresceu”, afirma.

E-commerce do futuro
Para Frederico, a IA continuará evoluindo, tornando a interação do consumidor com as plataformas ainda mais intuitiva. “A tendência é que a navegação deixe de ser feita apenas por cliques e se transforme em um bate-papo com a inteligência artificial. A pesquisa e a compra serão feitas por meio de uma conversa interativa, onde a IA entende e responde às necessidades do cliente em tempo real”, prevê.

Outra grande aposta para o futuro é a integração da IA com Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). Segundo Frederico, essa inovação permitirá que os consumidores interajam com os produtos antes da compra. “Com modelos 3D gerados por IA, será possível visualizar um item no ambiente real ou experimentá-lo virtualmente, aumentando a confiança na decisão de compra”, explica.

A inteligência artificial já não é mais uma tendência distante – ela está redefinindo a forma como compramos e interagimos com marcas. No Fujioka e em diversas outras empresas do varejo, a tecnologia se consolida como um pilar estratégico para oferecer uma experiência mais ágil, personalizada e eficiente, conectando consumidores e produtos de maneira cada vez mais inteligente.

Mais sobre o Grupo Fujioka
Há mais de 60 anos no mercado, o Fujioka se destaca no segmento de tecnologia e informática comercializando grandes marcas mundiais como SAMSUNG, JBL, EPSON, LENOVO, ACER, PHILLIPS, HP, entre outras. Apesar de estar presente em todas as regiões do Brasil com as vendas on-lines, o grupo é uma referência no segmento varejista no centro do país, com lojas distribuídas por todo o estado de Goiás e Distrito Federal oferecendo uma ampla gama de produtos, com mais de 4 mil itens, além de serviços especializados gratuitos, como assistência técnica de informática nas lojas. A empresa também atua como distribuidor comercializando com desconto para CNPJ e MEI sem quantidade mínima de produtos.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
EM DESTAQUE

[ARTIGO] Eletrodomésticos econômicos ajudam a reduzir o consumo de recursos naturais

18/07/20240

ES: número de casos de Covid-19 aumentaram para 2.378 em setembro

27/10/20230

Amstel, Datafolha e Liga-SP apresentam pesquisa inédita que traz o panorama de quem faz o Carnaval de São Paulo acontecer

07/02/20240

Com live shopping de uma hora, SENAI bate recorde em vendas de cursos

25/11/20230

RS: 41,6 mil pessoas deixaram de trabalhar no setor de comércio, em 10 anos

04/08/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.