De acordo com pesquisas recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias se demonstra resiliente e mantém sua recuperação mesmo após os desafios dos anos da pandemia do covid 19.
Em 2022 foi registrado um crescimento notável de 14,3%, seguido por um aumento de 17,2% no primeiro trimestre de 2023. Os números trazem positividade entre a associação, franqueadores e franqueados, ressaltando o considerável potencial de negócios no segmento de franchising.
Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, “Imagina-se que tal dinamismo continue presente apoiado particularmente por alguns segmentos: franquias online e de delivery; franquias de alimentação saudável; franquias de tecnologia; franquias de educação; franquias de beleza e estética e franquias de serviços de saúde”, – Destaca o professor de Administração, Economia e Contabilidade da USP.
Segundo os especialistas no assunto, as tendencias de franquia pro ano de 2024 vão desde estética a fast food como por exemplo o delivery, por conta da pandemia a digitalização acabou se tornando essencial no nosso dia a dia, e se tornou crucial pro crescimento e mantimento dessas marcas também. Adicionalmente, as franquias que adotam o modelo de delivery, abrangendo setores como alimentação, produtos ou serviços, continuam a prosperar, atendendo às crescentes necessidades dos consumidores por praticidade, conveniência e segurança.
Já dentre os desafios é apontado a urgência do cliente com o novo, e com o imediato procurando por marcas que apresentem soluções customizadas, inovadoras, sustentáveis e comprometidas com responsabilidade social.
Estar em busca de novos colaboradores pode ser um desafio também pra novos investidores que procuram qualificação e comprometimento com a cultura da rede.
Visando superar isso, o investidor precisa ter em mente, procurar a inovação e se manter informado nas tendencias não apenas do seu segmento e seus concorrentes, mas também de outras vertentes. Buscar uma aproximação com seus clientes, transparência e simplicidade.Líder do segmento com mais de 3.000 franquias na conta, Lucas Atanazio Vetorasso enfatiza que a inovação não deve ser apenas tecnológica, mas que “também deve abraçar a essência humana. Em um contexto onde a digitalização e automação ganham destaque, é crucial manter a humanização como elemento central”, destaca o CEO da ATNZO FRANCHISE Co. E complementa “franquias devem ir além da eficiência operacional e se conectar emocionalmente com seus clientes, compreendendo necessidades com objetividade”.
A inovação, quando aliada à humanização, não apenas impulsiona o crescimento, mas fortalece os laços entre marcas e consumidores, consolidando um diferencial competitivo duradouro no universo empreendedor. O fortalecimento do relacionamento e da confiança é um objetivo prioritário. “O objetivo é a compreensão mútua, cooperação constante. Isto não apenas entre franqueado e cliente, mas primariamente entre franqueadora e seus parceiros franqueados. Sem valores cantados em uníssono, a rede se esvai”, elucida o líder.
O setor de Franquias em 2024 promete apresentar ainda mais novidades e consolidar sua posição de destaque no panorama brasileiro. O ambiente positivo indicado pelos números recentes sugere que a indústria está pronta para se adaptar e prosperar, mantendo-se resiliente diante de desafios e contribuindo para o dinamismo econômico do país.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U