A saúde vascular é um tema de extrema importância, e o cuidado precoce pode prevenir complicações mais graves no futuro. Na semana passada, a apresentadora e empresária Ana Hickmann buscou um profissional para cuidar da saúde vascular.
Ao lado do seu namorado, o chef de cozinha e apresentador Edu Guedes, Ana passou por uma consulta e por um tratamento avançando com o Dr. Gustavo Marcatto, para cuidar da saúde vascular.
“Eu já trato das varizes há muito tempo, já experimentei diferentes técnicas, e quando soube do trabalho do Dr. Gustavo, decidi procurá-lo por uma série de fatores. Primeiro, pela praticidade, pois dentro do consultório ele consegue unir uma série de coisas. Desde o momento da consulta, que acontece tudo no mesmo dia, todos os exames – passei aqui pelo doppler, também realidade aumentada e com as imagens térmicas – deu para entender direitinho como é o estado hoje não só dos meus vasinhos, das minhas varizes, da minha safena. Como eu disse, já experimentei diferentes técnicas, equipamentos e profissionais, mas hoje aqui me encorajei em fazer tudo também porque é muito rápido e confortável, então acho que vale muito a pena. O Dr. Gustavo é um profissional maravilhoso”, conta Ana Hickmann.
As varizes são um problema comum que afeta muitas pessoas, principalmente as mulheres. Além do aspecto estético, as varizes podem causar desconforto e dor. No entanto, é possível prevenir esse problema seguindo algumas dicas simples. O médico vascular Gustavo Marcatto, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), compartilha cinco dicas preciosas para cuidar da saúde vascular e evitar varizes.
Dicas importantes:
1. Manter-se hidratado: Beber pelo menos 2,5 litros de água por dia facilita o bom funcionamento do sistema circulatório, evitando a sensação de pernas pesadas e favorecendo o retorno do fluxo de sangue às pernas.
2. Alimentação balanceada: Uma dieta rica em frutas, verduras e pobre em alimentos gordurosos ajuda no funcionamento geral do organismo, evitando a sobrecarga de circulação na região abdominal e favorecendo o retorno circulatório aos membros inferiores.
3. Praticar atividades físicas: Exercícios regulares estimulam o sistema cardiopulmonar, melhorando a capacidade respiratória e circulatória geral, além de fortalecer a musculatura da perna, facilitando o fluxo sanguíneo.
4. Evitar permanecer na mesma posição por muito tempo: Evitar permanecer sentado ou em pé por longos períodos. Realizar pequenos exercícios com as pernas a cada duas horas ajuda a estimular a circulação de retorno.
5. Consultar um especialista: Para quem tem antecedentes familiares de varizes ou outros fatores de risco, é importante consultar um médico vascular para iniciar tratamentos preventivos o quanto antes, evitando o agravamento do problema.
Seguindo essas dicas simples, é possível cuidar da saúde vascular e prevenir o aparecimento de varizes, garantindo pernas saudáveis e livres de desconforto.
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
- Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
- Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
- Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
- Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
- Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
- Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
- Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
- Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian