O Burnout é um dos principais problemas da atualidade, afetando, de acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho – Anamt, cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros, o que afeta a produtividade, sono, qualidade de vida e saúde mental dos afetados.
O que é o Burnout?
O burnout é um estado de exaustão emocional, mental e física causado pelo ambiente de trabalho por meio da exposição prolongada a situações de estresse crônico, excesso de demandas, pressão e falta de suporte.
Os principais sintomas do Burnout são sentimentos de desgaste, ineficácia e exaustão, insônia, depressão, estresse, ansiedade, alterações de foco e apetite, o que afeta negativamente tanto o desempenho profissional quanto a qualidade de vida pessoal.
Burnout: Uma luta que exige descanso
O Burnout é uma doença onde o principal tratamento é o descanso físico e mental, conta a médica pós graduada em dermatologia Dra. Nicolly Machado, de 32 anos, que teve Burnout e precisou se afastar por um período de suas atividades para focar no tratamento da doença.
“O burnout, apesar de surgir de forma gradual, não é percebido assim, quando você consegue notar que algo não está certo normalmente ele já está avançado, seu trabalho não lhe dá mais prazer, suas noites de sono são horríveis, seu lazer é praticamente zero e seu descanso é trocado por horas extras de trabalho, nem da sua própria mente você consegue tirar o trabalho, e isso vem muito do WhatsApp, que hoje em dia leva o trabalho conosco para todo lugar e 24h por dia, o que torna tudo extremamente cansativo”.
“Quando iniciei o tratamento precise reduzir drasticamente as minhas tarefas do trabalho e realizar um processo de detox, físico e mental, para pensar em outras coisas, em minha família e amigos, em meu lazer, em ter hobbies, enfim, em toda uma vida que antes ficava em segundo plano, algo que foi aos poucos devolvendo meu ânimo, melhorando meu sono, minha disposição e reduzindo o estresse que tinha se tornado parte do meu dia a dia”.
“Toda essa experiência se transformou em aprendizado, me ajudou a prezar pela organização, a saber delegar tarefas e equilibrar a vida pessoal e profissional”, conta Dra. Nicolly Machado.
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