São Paulo, maio de 2024 – O projeto Donas da Rua, criado pela Mauricio de Sousa Produções e idealizado por Mônica de Sousa, tem como objetivo empoderar mulheres de todas as idades por meio de diversas iniciativas que promovem a igualdade de gênero e o protagonismo feminino. E se tem uma mulher que poderia não ser só a Dona da Rua, mas da galáxia toda, é Carrie Fischer, mais conhecida por sua personagem icônica, a Princesa Leia, da saga Star Wars.
Representada em sua homenagem pela Mônica, outro ícone da cultura pop, Carrie Fisher foi atriz, escritora e roteirista americana conhecida mundialmente principalmente por seu papel nos filmes intergalácticos de George Lucas. Um dos pontos altos de sua carreira – que a tornou destaque não só nos bastidores, mas também entre o público feminino – foi sua luta por direitos iguais entre homens e mulheres. Durante as gravações dos longas, por ser a única atriz em um contexto repleto de homens, Carrie precisou lutar por seus direitos e pela crença de que personagens femininas precisavam ser mais bem desenvolvidas. Esse movimento envolvia trazer mais credibilidade para Leia, a partir do improviso de falas, questionamento sobre as vestimentas e principalmente para que as fãs também pudessem se reconhecer na saga, abandonando o clichê de donzela em perigo que precisa ser salva pelo galã.
Além de sua carreira no cinema, Fisher também enfrentou problemas pessoais, incluindo transtornos mentais e dependência química. A atriz se tornou uma defensora da saúde mental, lutando sempre para que a sociedade reconhecesse essas doenças e a necessidade de abordar o assunto de maneira aberta. Carrie faleceu no final de 2016, mas o impacto deixado por ela é evidente. As conquistas que a atriz alcançou em suas lutas resultaram em transformações nas representações cinematográficas e influenciaram gerações na defesa dos direitos das mulheres e na conscientização sobre a saúde mental.
“A Mauricio de Sousa Produções sempre valorizou a diversidade e a representatividade em suas histórias. A homenagem à Carrie Fisher e à Princesa Leia é uma forma de reconhecer a importância da personagem para a cultura pop e da atriz na luta pelo papel das mulheres na sociedade em geral”, afirma Mônica Sousa, diretora-executiva do departamento comercial da MSP e idealizadora do projeto Donas da Rua.
A ilustração será divulgada nas redes sociais da Turma da Mônica no dia 4 de maio, o Star Wars Day.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 21 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 550 títulos de livros e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Máquina Cohn & Wolfe | Mauricio de Sousa Produções
Denise Carvalho – denise.carvalho@maquinacohnwolfe.com–
Gabriele Nardes – gabriele.nardes@maquinacohnwolfe.com – (11) 99375-1226
Deusarina Santana – deusarina.santana@maquinacohnwolfe.com
JAL Comunicação | Mauricio de Sousa
José Alberto Lovetro – jal.comunicacao@gmail. com – (11) 3851-5221 | (11) 99614-1623.