Bebidas carbonatadas, ou gaseificadas, são ideais para o consumidor que quer se hidratar de um jeito mais refrescante. Garantir que essa experiência traga características sensoriais diferenciadas é um dos objetivos da MasterSense, food design de ingredientes e aromas, que oferece soluções tecnológicas para a indústria de bebidas.
São diversas opções de bebidas gaseificadas: leves e com poucas calorias, com baixo teor alcoólico ou até as que hidratam com nutrição adicional. Em comum, elas possuem a característica efervescente resultante do gás carbônico dissolvido no líquido durante o processo de produção, que confere mais sabor até mesmo para a água mineral.
Cada vez mais populares no Brasil, as bebidas carbonatadas com redução de açúcar devem crescer 5% ao ano, de 2023 a 2027, após o avanço de 7% ao ano no volume, entre 2018 e 2023. A estimativa é demonstrada pela Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) e está bem acima do desempenho previsto pelo mercado para as bebidas carbonatadas comuns, de aumento de 1% ao ano no volume, até 2027.
Para se ter uma ideia, em 2022, as vendas de bebidas carbonatadas com ou sem redução de açúcar avançaram 8,3%, de acordo com dados do Euromonitor analisados pela MasterSense. O resultado é superior ao de outras categorias de bebidas e alimentos. Na avaliação da empresa, os investimentos em edições limitadas, com foco em novas experiências de consumo, contribuem para movimentar esse mercado.
Além das propriedades funcionais, novos sabores e combinações de sabores têm consolidado as bebidas carbonatadas como uma tendência entre consumidores que buscam valor nutricional sem abrir mão do prazer no paladar. Cada vez mais sofisticadas, elas também são uma excelente opção para consumir drinks prontos, preparar coquetéis, ou até para substituir o consumo do álcool.
A redução de açúcar e calorias é outro diferencial na crescente busca dos consumidores por escolhas mais saudáveis, aliadas a novas experiências de degustação e ao fortalecimento de marcas regionais. A importância de investir em sabor e saudabilidade, vocação da MasterSense, é demonstrada em números. “Em 2023 nosso faturamento chegou a R$ 270 milhões, e a expectativa para 2024 é de um aumento de 26%, aproximadamente R$ 370 milhões”, afirma o CEO da marca, Gustavo Assis*. Ele explica que 60% do montante resultam das vendas para o mercado interno, sendo que os demais países da América Latina já respondem por 40% do faturamento da MasterSense.
Sobre a MasterSense:
A MasterSense fornece soluções em ingredientes e aromas que aprimoram os produtos para a indústria de alimentos e bebidas. Tudo isso alinhado às principais tendências globais de mercado, garantindo um portfólio completo para diversas aplicações alimentícias e necessidades do consumidor.
É distribuidora oficial de marcas reconhecidas internacionalmente e atua em todo o território nacional, América Latina nos países Bolívia, Chile, Colômbia e México, e América Central, levando conhecimento, inovação e tecnologia em ingredientes e aromas para milhares de indústrias alimentícias nos mais diversos segmentos.
Com uma estratégia centrada em seus clientes, a MasterSense alia soluções competitivas e inovadoras com um modelo eficiente que gera valor para todos os segmentos e portes de clientes. Aliando investimento em infraestrutura com uma equipe altamente qualificada, a MasterSense é reconhecida por seus clientes como uma empresa inovadora e parceira ideal para participar de seus principais projetos.
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SIEGLIND EIKMEIER
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