A escritora e poeta Martha Sales estará presente na FLIPELÔ, Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece em Salvador, no dia 08 de agosto de 2024, das 12h às 14h, para participar da mesa “Literatura e Ancestralidade”, organizada pelo coletivo Escreva, Garota!. O evento, que homenageia Raul Seixas nesta edição (2024), acontecerá no Centro Histórico de Salvador.
Martha Sales, autora do livro “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”, trará sua experiência e reflexões sobre a influência da ancestralidade na criação literária, explorando a intersecção entre a tradição oral, a história e a cultura afro-brasileira. A conversa promete ser rica em insights e discussões sobre a importância da ancestralidade como fonte de inspiração para a literatura contemporânea.
A FLIPELÔ, realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), é uma grande festa cultural que reúne escritores, artistas e público em diversas atividades. A programação, que se estende por diversos espaços no Centro Histórico de Salvador, celebra a literatura e a cultura baiana, com atividades para todas as idades. Além de Martha Sales, as escritoras Missandra Almeida e Taiane Bastos também estão confirmadas para a mesa “Literatura e Ancestralidade”.
“Estou profundamente honrada em participar da FLIPELÔ e ter a oportunidade de discutir ‘Literatura e Ancestralidade’ nesse festival tão importante para a cultura baiana e nacional. Acredito que a mesa será uma ponte para refletirmos sobre o papel da ancestralidade na criação literária, explorando a rica influência da tradição da cultura afro-brasileira na nossa produção artística. É uma alegria imensa poder compartilhar minhas reflexões neste espaço de diálogo e celebrar a força da ancestralidade na construção da nossa identidade e da nossa literatura”, argumenta a autora Martha.
Sobre “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”:
Martha conta que criou o livro às margens das águas de Sergipe, em rios e mares, em momentos de recolhimento e solitude, a pensar sobre espiritualidade, empatia, identidade a fim de realizar uma sinergia, em seus textos, com a transparência, frescor e leveza própria da fluidez das águas. Além de ser rico em ilustrações realizadas em aquarela, justamente por esta leveza da técnica que usa a água para diluir a tinta durante o processo criativo, a obra, de narrativa poética homenageando Yemanjá, transporta os leitores para um lugar onde a sabedoria e transformação pessoal se entrelaçam de forma única.
Sobre a autora:
Martha Sales é Iyalorixá e professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA. Pós graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé. Sócio-fundadora e Coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar.
SERVIÇO:
Festa Literária Internacional do Pelourinho conta com a presença da autora Martha Sales em mesa sobre Literatura e Ancestralidade.
Quando: dia 08 de agosto de 2024, das 12h às 14.
Onde: Centro Histórico de Salvador, Pelourinho.
FICHA TÉCNICA:
Título: “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”
Autora: Martha Sales
Gênero: Literatura sergipana; poesia
Páginas: 69
ISBN:978-65-5730-152-4
Editora: Infographics
Ano: 2022
Preço livro digital: R$17,90 via Amazon
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
jornalista.tamyristorres@gmail.com