São Paulo, 21 de agosto de 2024: Em meio ao avanço da Inteligência Artificial em todas as verticais da economia global, as fintechs de crédito brasileiras, que já nasceram empregando as mais recentes tecnologias em suas operações, têm hoje a IA como ferramenta central para aprimorar seus negócios.
Segundo a Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e pela PwC Brasil, 53% das empresas do setor planejam investir no recurso nos próximos dois anos – em segundo e terceiro lugar, respectivamente, aparecem Machine Learning/Deep Learning (23%) e Blockchain/Distributed technologies (18%).
As conclusões do estudo apontam que o setor de crédito digital já emprega IA para modelagem e avaliação de crédito, com o objetivo de determinar adequadamente a elegibilidade do consumidor ao crédito e as taxas mais adequadas a serem cobradas.
Com a chegada da IA generativa, no entanto, o foco do uso da tecnologia se desloca para automação de processos. “Especialmente em funções voltadas ao atendimento ao consumidor, o que pode melhorar significativamente a produtividade e transformar a interação entre empresas e clientes, permitindo que robôs respondam de forma contextualizada às dúvidas dos usuários”, pontua o levantamento.
Nesse contexto, a pesquisa ainda revela que tecnologias como o blockchain, por exemplo, têm perdido tração devido a desafios regulatórios e a um mercado marcado por complexidades.
“As inovações tecnológicas sempre desempenharam papel importante no modelo de negócio das fintechs de crédito, possibilitando a entrega de soluções e produtos disruptivos. Com a expansão do uso da Inteligência Artificial e com a chegada dos recursos de IA generativa, projetamos que o setor de crédito digital seguirá impulsionando a transformação digital financeira”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD.
A Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024 destaca ainda que as fintechs mantiveram o crescimento e expandiram sua atuação em 2023, concedendo R$ 21,1 bilhões em crédito, volume que representa um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Além disso, indica um cenário de forte demanda por soluções de crédito digital. Entre 2022 e 2023, as empresas do setor registraram crescimento de 79% no número de clientes pessoas físicas, chegando a 46,7 milhões no Brasil.
O estudo completo pode ser acessado em https://creditodigital.org.br/estudos/.
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PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
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