Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Longevidade empresarial: como construir uma trajetória duradoura?
NEGÓCIOS

Longevidade empresarial: como construir uma trajetória duradoura?

21/11/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

*Por Eduardo Gomes, presidente do conselho da Board Academy 
 

Longevidade nos negócios refere-se ao tempo que uma empresa consegue se manter ativa no mercado de forma reconhecível. No Brasil, essa duração varia bastante, influenciada por fatores como setor, porte, gestão e outras variáveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% das organizações brasileiras encerram suas atividades antes de completar dois anos.  

 

O objetivo de qualquer empreendedor é garantir que seu negócio prospere e permaneça lucrativo por muitos anos. Mas, para alcançar essa meta, é essencial evitar a acomodação, adotar uma visão de longo prazo e desenvolver estratégias que assegurem o êxito contínuo. 

A longevidade empresarial é fundamentada na ação contínua ao longo do tempo, sem se limitar a períodos específicos, e requer uma visão de capacitação que vá além dos horizontes tradicionais. Ela exige coragem e resulta em um modelo operacional inovador, focado na marca e na organização, em detrimento do “culto à personalidade”. Esse modelo destaca a importância de alinhar lucro (Profit), pessoas (People) e planeta (Planet) – os “3P” – como elementos centrais de uma estratégia sustentável e duradoura. 

Administração eficiente em negócios familiares 

Para garantir o sucesso na jornada, um sistema de gestão eficiente deve ser aplicado, apoiando o empreendimento em questões como a necessidade de gerir com clareza a sucessão externa à família (no caso de companhias familiares), estabelecer novas parcerias e competir com outras companhias que operam em modelos parecidos. Além disso, é essencial lidar com riscos e ameaças, como questões geopolíticas e protecionismo, e contar com um Conselho dinâmico e adaptável às mudanças. Também é necessário cultivar uma mentalidade de planejamento preventivo, que fortaleça a estrutura e a resiliência da organização. 

Lidar com a longevidade em empresas familiares exige a proximidade constante da família com o negócio e seus funcionários. É fundamental que o gestor tenha a coragem de explorar novos caminhos e desenvolver uma cultura interna que favoreça a evolução e o crescimento ao longo do tempo, permitindo que a companhia se adapte e prospere diante dos desafios e mudanças do mercado. 

Cases de sucesso 

Com vasta maioria de empresas familiares de porte médio em sua matriz corporativa, a Alemanha se destaca no quesito longevidade empresarial. O exemplo da empresa Rügenwalder, fundada em 1834, destaca como a mudança de foco — indo de embutidos à base de carne para opções veganas — foi essencial para sua vida longa. A decisão de que as salsichas veganas seriam o futuro deixou de ser apenas uma estratégia e tornou-se um mindset que norteou o novo modelo operacional da companhia. A administração baseada em hipóteses foi a chave para essa transição, resultando em uma revisão completa dos processos, habilidades e sistemas internos. Como parte dessa transformação, a família foi substituída na equipe de gestão por profissionais externos, já que a nova direção exigia competências que os membros familiares não possuíam. 

A Lammsbräu, uma cervejaria com quase 400 anos de história e atualmente administrada pela 11ª geração na pessoa do seu sócio-gerente, destaca seu compromisso total com a sustentabilidade. Com 140 funcionários, a empresa decidiu, há 40 anos, adotar uma abordagem sustentável que abrangesse todo o processo, “do campo até a garrafa”. Para reforçar essa estratégia, a empresa implementou um placar de sustentabilidade que avalia seus fornecedores, oferecendo remunerações significativamente melhores para aqueles que são aprovados. A comunicação transparente dessa filosofia para os consumidores e varejistas garantiu uma aceitação positiva, mesmo diante de aumentos de preço, tornando a Lammsbräu a cerveja preferida dos consumidores. 

Para garantir a resiliência e o sucesso de uma empresa, os líderes devem ser curiosos, adotando uma postura de aprendizado contínuo e buscando novas ideias. A adaptabilidade, a aceitação de desafios e a disposição para mudanças são igualmente essenciais, assim como a capacidade de promover disrupções sem comprometer a essência da empresa. Estar preparado para eventos inesperados e manter uma governança clara, revisando-a a cada três ou cinco anos, é primordial. Ademais, a inovação deve estar no centro das estratégias, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento coletivo e beneficie todos os stakeholders. Embora os modelos de gestão de inovação ainda sejam raros, são essenciais para manter as empresas alinhadas com os negócios do futuro.  

 

*Eduardo Gomes é presidente do conselho da Board Academy, EdTech de formação e desenvolvimento de conselheiros consultivos, independentes, fiscais e de administração de empresas. E-mail: [email protected]  

Sobre a BoardAcademy 

Fundada em 2021 por dois veteranos do varejo brasileiro, Farias Souza, ex-McDonald’s, Burger King, Leroy Merlin e Walmart Brasil, e Eduardo Gomes, ex-Leroy Merlin e SMS group, a Board Academy inovou o mercado educacional brasileiro com um portfólio que alia formações e certificações para executivos, conselheiros e profissionais com interesse em atuar em conselhos empresariais. O modelo da companhia abrange tem três frentes: a educação em si, com aulas presenciais e on-line sobre temas como governança estratégica e gestão de stakeholders, inovação, ESG, riscos e compliance, entre outras; o Board Club, espaço de networking de conselheiros que já passaram pelos programas; e um calendário robusto com grandes eventos no ano, alguns deles são realizados também como Road Show pelas capitais do Brasil. Para mais informações, acesse: https://boardacademy.com.br/. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HERIKA MENDES GRACINDO COSTA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
EM DESTAQUE

Poupatempo SP.GOV.BR é considerado melhor serviço digital em governos do Brasil

02/02/20240

Vinicius henuns diz que Croislla encerrou a carreira musical e comenta sobre Odoguiinha

09/02/20240

Concurso da Cachaça: inscrições começam no dia 21 de fevereiro

16/02/20240

5 mitos e verdades sobre o mercado livre de energia

09/05/20240

fujifilm brasil tem 36% dos cargos de liderança ocupados por mulheres

07/03/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.