Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Lola Cosmetics escolhe Engine Brasil para promover integração de dados e aumentar segurança, com foco em expansão
TECNOLOGIA

Lola Cosmetics escolhe Engine Brasil para promover integração de dados e aumentar segurança, com foco em expansão

18/12/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Focada em cosméticos veganos e cruelty free, a Lola Cosmetics completa, em junho de 2023, cinco anos utilizando o SAP como Serviço da Engine Brasil, consultoria especializada em soluções SAP e transformação digital. A empresa tinha como demanda inicial promover a integração de seus dados e empresas, agregando transparência e assertividade na tomada de decisão. Em processo de aumento da abrangência nacional, a Lola Cosmetics contratou o sistema da Engine Brasil em 2018, para dar estrutura e amparar suas áreas logística e financeira. Hoje, comemora aumento da eficiência operacional, segurança de dados e consolidação de sua marca no mercado interno, além de expansão para o exterior. 

O serviço adquirido, denominado SaaS (SAP as a Service), tem como principal característica possibilitar a entrada da empresa na plataforma SAP e oferecer atendimento e suporte em contratos de longo prazo, com valores diluídos ao longo do tempo de serviço. A proposta da Engine Brasil foi implantar o SAP ECC em uma base de dados preparada para migrar para o S/4 HANA, que oferece caminhos e soluções para os desafios propostos pela Lola Cosmetics, com entrega de processos mais eficazes, controles eficientes e maior transparência e disponibilidade de dados. 

“Uma empresa com o porte e o potencial de crescimento da Lola necessitava de uma solução que oferecesse subsídios para amparar o crescimento de forma auditável, com segurança de informações e garantia de qualidade em todos os processos operacionais. No formato as a service (SaaS), a empresa viabilizou a utilização de uma plataforma implementada pelas maiores empresas do mundo”, explica André Nadjarian, vice-presidente de Operações, Vendas e Marketing da Engine.

À época do início da parceria, a Lola Cosmetics demandava por um sistema que apoiasse sua operação e principalmente oferecesse controle para a área de supply chain, oferecendo boas práticas de gestão desde o processo de compras para produção até o atendimento ao cliente na venda. A integração e uniformização de processos possibilitados, inicialmente distribuídos em duas instalações físicas no Rio de Janeiro, foi intensificada com a implantação do sistema. O SAP trouxe segurança e capacidade de automatização, o que permitiu a abertura de um novo centro de distribuição no Espírito Santo e a integração de sistemas com parceiros, para dar suporte à expansão no mercado interno e externo.

Hoje com 11 anos de atuação no mercado, a Lola Cosmetics é uma empresa 100% brasileira e de gestão familiar. A Lola aposta em conceitos sustentáveis, com ingredientes amigáveis para o meio ambiente, sua principal bandeira perante o público consumidor, além do branding moderno, com visual despojado. Em 2023, chegou à marca de 10.000 canais de vendas, desde supermercados a farmácias, e três lojas próprias. Também alcançou, esse ano, distribuição internacional para sete países diretos e 30 países indiretos. A marca conta também com uma fábrica própria e uma distribuidora.

“O modelo da Engine Brasil é consolidado e referência no setor de cosméticos. Isso está muito alinhado com a proposta da Lola Cosmetics, que é também de se manter como uma referência de qualidade no setor.  Com esta proposta e a solução implantada, conquistamos um crescimento em vendas de 30%, no primeiro ano de uso completo do sistema, e de 56%, no ano passado”, avalia Jaqueline Vasconcellos, diretora administrativa-financeira da Lola Cosmetics.

Rafael Azevedo, coordenador de Processos e Projetos da marca, lembra que a implantação do sistema foi rápida, levando em torno de seis meses. “Anteriormente trabalhávamos com dois sistemas ERP, bastante fechados e focados em atividades operacionais específicas, um na área comercial e outro na área fabril. Então, aceitamos a indicação da Engine Brasil para iniciar no modelo de condomínio, o que viabilizou financeiramente a nossa adesão ao sistema SAP. Também concordamos com a implantação em modelo standard, sem customizações iniciais, para que a virada de chave acontecesse o mais rápido possível. A implantação foi concluída em um período considerado bastante curto, já que nossa equipe não tinha familiaridade com o sistema”, explica.

Após a implantação e o primeiro ano de uso, que exigiu a formação de uma cultura SAP, Azevedo explica que a empresa contabilizou diversos ganhos, como demonstração de resultados consolidados até 20 dias mais rápida e avaliação de custo real dos produtos produzidos, com acompanhamento por centro de custo. Também foram registrados processo de compras/entrada mercadoria e nota fiscal e pagamento de fornecedor linearizado, relatórios padronizados e rápidos e aumento do giro de insumos de produção, com redução do estoque médio, entre outros benefícios.

A riqueza de informações disponibilizadas pelo sistema, com acesso rápido ao fluxo de PCP (Plano de Controle de Produção), com processos bem estruturados, são apontados pela Lola Cosmetics como as principais vantagens da solução. “Hoje temos integração completa de informações, com segurança efetiva de dados e processos de negócios muito bem delineados. O banco de dados contábil é bastante robusto, com números mais realistas e auditáveis, que permitem fechamentos rápidos da produção e visão mais eficiente de processos”, avalia Azevedo.

Segundo o Coordenador, a parametrização oferecida pelo SAP adapta-se a qualquer modelo de negócio, oferecendo múltiplas entregas e visão completa do ciclo de negócios, da previsão de venda até a entrega. Assim, a tomada de decisão tornou-se mais assertiva, a partir do conhecimento de custos reais de absorção, transferências e receitas, entre outros indicadores fundamentais para a companhia. “Sem dúvida, a partir da interligação de informações, o sistema promove mais segurança corporativa. O núcleo auditável beneficia o compliance. Além disso, nos permite crescer, gerando interface com outros sistemas”, avalia o coordenador da Lola Cosmetics.  

O projeto atualmente está em estabilidade, 100% integrado com o setor logístico da empresa e atende às principais necessidades da companhia. A Lola Cosmetics fatura mais de 1.500 notas ao mês, com alto nível de automação, e planeja integrar outras soluções SAP, como Easy4 e MES, outros sistemas.  

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Operação Verão é finalizada, com mais de mil presos e apreensão de 2,6 t de drogas

02/04/20240

“Com amor pra você”: Buriti Shopping promove campanha especial que vai premiar o público com apartamento e joias

23/04/20250

Diálogo com investidores estrangeiros é essencial para atração de capital, diz Tarcísio

03/02/20240

O que é artrose na coluna? Quando suspeitar e qual o tratamento?

01/09/20230

O TEMPO E A TEMPERATURA: sexta-feira (12) com alerta de chuvas intensas na região Centro-Oeste

11/01/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.