Obras literárias têm desempenhado um papel fundamental na criação de vídeos para a internet, já que são uma fonte rica de conhecimento e inspiração que podem ajudar na elaboração de roteiros ficcionais. Diversos filmes e séries de sucesso foram adaptados de obras literárias, e esse movimento chegou à produção de vídeos curtos, onde a riqueza das narrativas são exploradas e adaptadas em formato de mininovela.
No Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, muitos criadores de conteúdo já usam a literatura como uma inspiração para seus vídeos, como a dupla Alessandro Cerqueira e Thamara Albuquerque, estrelas em ascensão no projeto de mininovelas TeleKwai com o canal AT Plus, que se inspiraram na obra Iracema, de José de Alencar, para produção de América. A mininovela retrata a busca por um tesouro e a relação conturbada entre Thamara e sua mãe, Luciana, uma historiadora que está seguindo anagramas que encontrou no livro “Iracema” para chegar a um tesouro que vale 500 milhões de reais.
Com a ajuda de Fábio, um caçador de tesouros, Luciana encontra um artefato indígena com escritos antigos, que, se traduzidos, podem levá-los até o tesouro enterrado. Porém, para se vingar de Luciana, Thamara publica, nas redes sociais, a descoberta de sua mãe, o que gera uma grande confusão e coloca a garota e seu namorado, Alê, em risco. Ao longo dos episódios, os acontecimentos se ligam com o enredo de Iracema, até que, em algum momento, as histórias colidem entre si com situações de amor proibido, brigas entre pais e filhos, discussões, perseguições, fugas e guerras, já que os dois mundos são ligados por uma maldição. Os três primeiros episódios já estão disponíveis no perfil AT Plus no Kwai.
Outra dupla que trouxe a narrativa de um livro para os vídeos curtos foram os atores Alicia X e Cauê Fantin, que produzem as mininovelas do perfil Fora das Telas e se inspiraram na literatura britânica escrita pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle para a produção de “Sherlock Holmes em: O Mistério do Futuro”. A websérie gira em torno de um mistério relacionado a uma série de mortes por envenenamento de filhos de parlamentares em 1880. Holmes, interpretado por Cauê Fantin, é chamado para descobrir quem é o responsável pelos crimes, e sua única pista é um bilhete com um símbolo misterioso.
Durante uma de suas investigações, o detetive cai em uma armadilha e leva a culpa pelo caso. Enquanto foge e vai em busca de respostas para provar sua inocência, Sherlock descobre que o símbolo pertence a uma organização chamada “Nova Era”, e nesse mesmo momento, ele é teletransportado para o futuro, especificamente para 2023, onde encontra com Alicia, uma policial que pode ajudá-lo a encontrar as respostas que precisa.
A série, que promete muito mistério e aventura, recebeu cinco indicações no Rio Web Fest 2023, sendo uma delas na categoria de “Melhor Atriz” pela atuação de Alicia. Todos os episódios estão disponíveis no perfil Fora das Telas no Kwai.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U