No mundo corporativo, em constante transformação, a figura do líder está cada vez mais em evidência devido a sua importância que vai além da capacidade de inspirar, guiar e, principalmente, promover o engajamento entre os membros da equipe. Em meio à competitividade no mercado, esse profissional desponta como peça-chave na construção de uma cultura organizacional sólida e na promoção de um ambiente propício ao crescimento coletivo, de acordo com especialistas.
Pesquisa realizada pela Amcham, CEO Forum, em 2022, revelou que para 24% dos entrevistados a liderança era um aspecto essencial para manter o engajamento e, consequentemente, a prosperidade da empresa. O trabalho colaborativo foi o segundo fator mais indicado (21%). O levantamento foi feito com 220 líderes executivos de todo o Brasil.
Em meio a esse cenário, a Ibi Internet trata o desenvolvimento das lideranças com prioridade. A empresa, da área de telecomunicações e com forte atuação nos Vales do Aço e Rio Doce, em Minas Gerais, acaba de realizar o 3° Encontro de Líderes, em Governador Valadares, que contou com lideranças locais, colaboradores de subsidiárias do Vale do Aço e Juiz de Fora.
No encontro, cada liderança setorial apresentou os resultados alcançados em 2023, como o crescimento do faturamento de 14% em relação a 2022. O bom desempenho foi atribuído à potencialização da gestão por resultados, bem como investimentos em melhoria tecnológica, aprimoramento de processos operacionais e administrativos, qualificação profissional dos líderes e capacitação de colaboradores para novos desafios, cargos ou funções estão entre as principais estratégias exitosas.
De acordo com os líderes, houve também a melhoria na performance técnica para maior segurança da rede e a ampliação do organograma com novas posições de gerência, coordenação e de analistas.
Satisfeito com o balanço positivo e esforços detalhados pelos colaboradores, o CEO da empresa, Antônio Matias, que estava presente no evento, reforça que o papel do líder é essencial, principalmente no que diz respeito ao incentivo dos profissionais, engajamento da equipe e ações para alcance dos resultados.
Para Mariana Matias, Diretora de Marketing e Vendas, o encontro de 2024 demonstrou a evolução das lideranças na delimitação das metas, no cumprimento dos objetivos e no estabelecimento dos desafios para 2024. “Consolidamos as mudanças estruturais de equipe, implantamos uma nova cultura organizacional de objetivos e metas por setor e agora, começamos a colher os frutos que podem ser comprovados por meio do que foi apresentado pelos nossos líderes nesse evento”, enfatizou.
Na visão de Erika Dutra, supervisora do setor de Relacionamento com Clientes, a cultura organizacional promovida pela empresa valoriza talentos e promove o crescimento profissional. A conjugação desses fatores permitiu o surgimento de novas lideranças. “Aproveitamos a oportunidade e agora assumimos responsabilidades. Alcançamos condições de, por meio de metas setoriais, contribuir para que a empresa crescesse nos atuais percentuais. Isso nos empolga e faz com que renovemos, ano a ano, nosso compromisso com a excelência”, ponderou a líder.