Alice Maria Zanette escolheu seguir por um caminho que muitos jovens de sua idade ainda não ousariam trilhar – aos 24 anos, gerencia seu próprio negócio; uma franquia da TZ Viagens, a maior rede de franquias de agências de viagens multimarcas do Brasil. No início de março, ela inaugurou uma loja física no centro de Cornélio Procópio, no Paraná.
Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) traçou o perfil do empreendedor brasileiro. O recorte que compreende até os 24 anos afirma que 80% dos entrevistados analisaram ter o próprio negócio antes da maioridade. Desta porcentagem, cerca de 33% realizou capacitação específica para empreender.
Alice, por sua vez, atuou durante cinco anos como agente de viagens em uma grande empresa do mercado de turismo.Embora a jornada tenha sido necessária para descobrir o entusiasmo pela área, o passar do tempo a fez desejar ir além: “sempre fiz tudo com muito amor e garra, e queria cuidar de algo meu, em que tudo seria bem valorizado”.
Então, em novembro de 2023, ela decidiu que havia chegado o momento de deixar de ser uma funcionária para tornar-se uma empreendedora bem sucedida e transformar a sua realidade. Alice soube da presença da TZ Viagens no mercado por meio dos estudos que realizava na internet e conforme avançava nas pesquisas, sentia-se cada vez mais segura para investir na franquia de turismo que mais cresce no Brasil.
“Optei pela franquia por ter mais segurança e suporte”, relembra. Além desses fatores fundamentais, outra forte característica da rede chamou a atenção. Segundo Alice, a variedade de fornecedores dos quais a agência dispõe foi crucial para a escolha: “têm todas as marcas em única agência, conseguindo os melhores valores e opções”.
Já operando com a marca, a franqueada avalia o suporte com nota máxima e afirma que o auxílio é sempre rápido e eficaz. Em época de inauguração, o sentimento é de felicidade: “a expectativa é de muita alegria em poder mostrar para clientes, amigos e familiares o quão linda a loja ficou, além de apresentar a franquia TZ enquanto multimarca.”
Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens, enxerga com esperança o surgimento de jovens empreendedores. “É com satisfação que apoiamos os novos empresários – eles representam o futuro inovador do comércio. É investir na renovação da nossa indústria, além de contribuir para a criação de memórias únicas para os clientes, vista a bagagem de novas ideias e experiências que permeiam esta geração mais jovem.”
Alice corrobora com a fala de Paulo e afirma que o estudo vence qualquer obstáculo, não apenas os impostos pela idade. “Estudo mais a cada dia para fazer tudo dar certo; assim venço as dificuldades e aprendo com as experiências, que são tudo. O meu conselho é: nunca desista. Você vai passar por grandes obstáculos, mas isso te deixará ainda mais forte para seguir com garra, e quando tudo é feito com amor, é algo que sempre dará certo.”
Ela ainda reforça os benefícios que a inauguração levará à cidade: “estou muito animada com a abertura da franquia em Cornélio Procópio. Em uma cidade com 45 mil habitantes, oferecer uma variedade de opções de viagem em uma única agência é muito benéfico. Os moradores terão acesso a uma gama de destinos e serviços que antes não estavam disponíveis localmente. Estou confiante de que nossa presença aqui vai enriquecer as experiências de viagem de muitas pessoas e contribuir para o desenvolvimento do turismo na região.”
Com a unidade inaugurada em Cornélio Procópio, a TZ Viagens passa a ter nove unidades no Estado do Paraná – as cidades de Arapongas, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa possuem uma unidade, enquanto Curitiba e Foz do Iguaçu têm duas.
Em 2023, a TZ Viagens encerrou com faturamento de R$ 171 milhões e para o final deste ano a previsão é de R$ 240 milhões.