O empreendedorismo é um grande desafio. Para as mulheres, o desafio é ainda maior. Criar e manter um negócio bem-sucedido exige delas, além da capacidade de empreender, jogo de cintura e superação. Segundo estudo do Sebrae, a partir de dados do IBGE de 2022, as mulheres representam um terço, 34%, dos empreendedores do Brasil. No Dia Internacional da Mulher deste ano, em 8 de março, quatro mulheres que comandam empresas no Jardim Pamplona Shopping compartilham suas experiências e histórias de sucesso.
O cenário ainda não é o ideal em termos de equidade, mas muitas conquistas podem ser destacadas. Em suas jornadas, essas quatro empreendedoras mostram que esse é um caminho possível e inspiram outras a buscarem seu lugar no competitivo mercado de varejo.
“Além de uma reparação histórica e a indispensável busca pela equidade, é preciso destacar que as mulheres empreendedoras contribuem muito para o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e promovendo inovações. Além disso, elas trazem para o mercado visões e experiências únicas, que agregam valor e diferenciam seus negócios”, lembra Raquel Sciammarella, Coordenadora de Marketing do Jardim Pamplona Shopping.
Início simultâneo da jornada profissional e da maternidade
Fernanda Sales é uma empresária multifranqueada da rede de papelarias Magnólia, com quatro unidades em shoppings na cidade de São Paulo e em Goiás, uma delas no Jardim Pamplona Shopping. Desde cedo, vivenciou os obstáculos para sua jornada profissional ao engravidar com 17 anos, se preparando para entrar na faculdade. O segredo para ela foi o planejamento e priorizar cada coisa a seu tempo, com a consciência de que seria uma mãe melhor se realizasse seus planos.
“Aos 22 anos, tive a oportunidade de fazer faculdade na Suécia e tive que enfrentar uma separação da minha filha, a quem eu era extremamente ligada. Foi uma escolha difícil, mas, se pararmos para pensar, se essa oportunidade fosse de um homem, um pai, ele não teria dúvida de, naquele momento, priorizar seu desenvolvimento profissional. Contei com uma rede de apoio, principalmente de minha mãe”, diz Fernanda.
A empreendedora formou-se em Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade de Estocolmo. Migrou para a área do marketing e vendas, se capacitou pela Universidade Ambev e trabalhou nas operações da multinacional no Brasil, até que decidiu empreender. Além de dona da rede de franquias, é consultora em inovação de projetos e em planejamento estratégico, palestrante, investidora e está à frente da Lumas, marca que nasceu para colocar luz sobre o protagonismo feminino.
Pela sua experiência, acabou nutrindo uma paixão por temas de equidade de gênero e sociedade, e se envolveu em várias outras iniciativas. É cofundadora do projeto de extensão Política Na Escola, fundadora do grupo de Pesquisa, Democracia e Desigualdades da UnB, cofundadora do Coletivo Inovação Vida Sustentável e realizadora do Projeto Protagonismo de Jovens Meninas Órfãs no Zimbabwe. Além disso, foi head do projeto social brasiliense Na Praia em 2018 e 2019.
É preciso estar preparada para as oportunidades
Dionice Félix possui não apenas uma loja de O Boticário no Jardim Pamplona Shopping, mas também é proprietária de outras cinco lojas e uma central de vendas diretas. Parceria da marca desde 1997, ela estava preparada quando a oportunidade bateu à sua porta.
“Sou formada em Ciências Contábeis e, atuando no setor, sempre convivi com empresários. Aos poucos, fui desenvolvendo o desejo de partir para o empreendedorismo. Meu segredo sempre foi acreditar no meu potencial e manter o foco no que importava. Acho que por isso eu acho difícil identificar se tive algum desafio diferente de outros empresários apenas por ser mulher. Se algo assim aconteceu, nem me dei conta”, explica Dionice.
O varejo é um setor bastante desafiador com uma concorrência muito agressiva, contudo, a empresária acredita que o modelo escolhido também foi importante para o sucesso. “Optei pela franquia de uma marca já tradicional e conhecida, pois sabia que teria o apoio do franqueador. Essa também foi uma das alavancas para que os negócios fluíssem”, diz.
Estabilidade ou realização profissional?
Proprietária da loja L’Occitane au Brésil do Jardim Pamplona Shopping, Valéria de Camargo Galeano começou sua trajetória profissional sendo aprovada em um concurso público para uma autarquia federal aos 19 anos, onde permaneceu por quase dez anos. Todo esse tempo foi o suficiente para ver seus sonhos e objetivos se transformarem e exigirem dela novos caminhos a serem trilhados.
“Entrei em uma fase de insatisfação com minha situação profissional no serviço público. Decidi que conquistaria meu próprio legado por meio das coisas que faziam sentido para mim, em que eu acreditava. Pedi exoneração do cargo e foi quando tudo mudou, mesmo que ainda como funcionária”, destaca Valéria
Em 2020, foi para Luanda, Angola, onde trabalhou em uma trade como coordenadora geral. Por lá, alguns dos focos dos projetos eram a construção de hospitais, plataformas de petróleo e mapeamento de cidades. Quando voltou ao Brasil, depois dessa experiência, sentiu mais do que nunca a necessidade de trabalhar pelos seus próprios propósitos.
“Eu tinha certeza de uma coisa, se fosse para ter meu próprio negócio, teria que ser algo que fizesse sentido para mim. Foi quando surgiu a L’Occitane au Brésil na minha vida, uma marca recheada de propósito, histórias verdadeiras e sustentabilidade”, lembra a empresária. Ela conta, porém, que mesmo à frente de uma marca tradicionalmente feminina, ainda hoje clientes e fornecedores se dirigem ao seu gerente ou ao seu marido quando buscam pelo proprietário, no masculino, da loja. ”Nesses momentos, sinto que ainda existe preconceito com as mulheres empreendedoras”, alega.
Volta ao mercado do trabalho após hiato para cuidar dos filhos
Alessandra Leonel viveu algo bastante comum entre as mulheres em sua trajetória profissional, que foi a pausa para a criação dos dois filhos, um menino e uma menina. A diferença é que a empresária, hoje proprietária de uma loja Puket no Jardim Pamplona Shopping, tomou essa decisão ao descobrir que era mãe de um garoto diagnosticado como autista.
“Depois de todos os anos de dedicação exclusiva à minha família, comecei a amadurecer em minha cabeça a ideia de voltar para o mercado de trabalho. Porém, eu já tinha certeza de uma coisa, precisava ser algo que realmente me realizasse profissionalmente. Aos poucos, fui descobrindo que isso seria mais fácil se partisse para o empreendedorismo”, conta Alessandra.
Empreendendo há quatro anos, a empresária acredita que, por ter escolhido trabalhar com uma marca quase que essencialmente feminina, conseguiu minimizar impactos negativos comuns na trajetória de mulheres à frente de empresas e, assim como Dionice, atribui parte dessa vantagem ao apoio oferecido pelo franqueador.
Segurança é o que mais atrai empreendedoras mulheres
“Percebemos claramente o crescimento do número de mulheres à frente das empresas do varejo e é possível identificar um fenômeno. Apesar de não termos estudos que se aprofundem nessa questão e suas motivações, vemos uma preferência das mulheres pelas franquias e lojas dentro de shoppings ou galerias. Acredito que é uma forma de trilhar um caminho um pouco mais seguro num meio que pode ser hostil à feminilidade”, afirma Raquel, coordenadora de marketing do Pamplona Shopping, falando sobre o atual cenário do empreendedorismo feminino a partir de sua experiência no varejo.
Jardim Pamplona Shopping
Endereço: Rua Pamplona, 1704, Jardim Paulista – SP
Tel: (11) 3882.0130
Sobre o Jardim Pamplona Shopping
Inaugurado em 2017, o Jardim Pamplona é o primeiro centro de compras dos Jardins, bairro da zona oeste de São Paulo (SP). O empreendimento do Carrefour Property conta com um mix de lojas e serviços que valorizam a sofisticação, comodidade e estilo de vida urbano, sendo uma experiência única na região. São mais de 18 mil m2 de área bruta locável (ABL), distribuídos em cinco pavimentos, incluindo um Rooftop com restaurantes e vista panorâmica para a região.
O empreendimento é Pet Friendly, possui cerca de 80 lojas incluindo alimentação, moda, beleza, bem-estar, casa e decoração. Além de academia, serviços, lotérica, livraria, cinema vip e coworking.Já no piso térreo o cliente encontra local para recarga de veículos elétricos. Além disso, é reconhecido na região por realizar eventos que levam entretenimento e diversão para toda família.
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Sobre o Carrefour Property
Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Com a incorporação do Grupo BIG ao Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 19 milhões de m² em área de terreno. Hoje, Carrefour Property administra mais de 300 galerias comerciais em 20 estados e 200 municípios, que contam com mais de 3.000 lojistas, além de três shopping centers, incluindo o Butantã Shopping, o Jardim Pamplona Shopping e o Paseo Alto das Nações, em São Paulo, administrados diretamente e o Boulevard Shopping, em Brasilia, alugado. Com a missão de proporcionar espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade, a força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com a estratégia dos três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e comprometimento com agendas sustentáveis, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócios também tem a expertise no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país. Clique aqui para saber mais sobre o Carrefour Property.
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