Close Menu
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • CULINÁRIA
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Fumaça Branca Saindo do Escapamento É Grave Descubra

26/06/2025

O Que Se Estuda Em Agronomia Matérias Do Curso

26/06/2025

Lista De Alimentos Saudáveis Essenciais Para Sua Despensa

26/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quinta-feira, junho 26
EM DESTAQUE
  • Fumaça Branca Saindo do Escapamento É Grave Descubra
  • O Que Se Estuda Em Agronomia Matérias Do Curso
  • Lista De Alimentos Saudáveis Essenciais Para Sua Despensa
  • Tesouro Direto Como Funciona Este Investimento Seguro
  • Protetores Solares para o Rosto que Valem a Pena
  • Adestramento De Caes Tecnicas Positivas Que Funcionam
  • Dicas Essenciais Para Economizar no Supermercado e Cozinhar Mais
  • Como ler gráficos de criptomoedas: guia visual para iniciantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
CONTATO
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • CULINÁRIA
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
Home»Jornada 2024 da Circulação Comemorativa do projeto Literatura Acessível terá sessão inédita em Vitória da Conquista

Jornada 2024 da Circulação Comemorativa do projeto Literatura Acessível terá sessão inédita em Vitória da Conquista

26/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A jornada 2024 da Circulação Comemorativa do projeto vencedor do Prêmio Confúcio de Alfabetização 2022, o Literatura Acessível, criado pelo Instituto Incluir, chega, pela primeira vez, nesta terça-feira (27/02), à Escola Municipal Professora Iza Medeiros, localizada na Avenida Paramirim, 106 – Bairro Brasil, Vitória da Conquista, Bahia. Composta de títulos infantis inclusivos em formatos acessíveis, a série de livros será apresentada a alunos, em forma de espetáculo de teatro e contação de histórias.
 
Os livros que compõem o Literatura Acessível baseiam-se em histórias pensadas e construídas pela psicóloga e doutora em educação Carina Alves, fundadora do Incluir, que há mais de 20 anos atua no campo da inclusão, e por outras escritoras e escritores convidados. Nas obras, os protagonistas são crianças com e sem deficiência ou vítimas de preconceitos sociais, que encontram no esporte, na educação e na cultura caminhos na busca por sua completa emancipação. 
 
“O Literatura Acessível pretende criar oportunidades de atividades culturais e educacionais para proporcionar uma nova sociedade que seja mais plural e mais justa”, diz Carina.
 
Os quatro títulos escolhidos para a Circulação Comemorativa do Literatura Acessível são: “A sociedade que temos e a sociedade que queremos”, que conta a história do Joãozinho que é uma criança negra e cega. E tem como sua amiga a Jurema, que é uma menina que usa cadeira de rodas; “A menina Potiguara”, que apresenta as aventuras da Anamã, menina potiguara que vive numa aldeia na Paraíba, usa cadeira de rodas e adora surfar; “Incluídos e misturados”, que conta a história de Bob, que tem baixa visão e foi acolhido pelos colegas no colégio, que adaptaram o futebol para incluí-lo no time; e “Sabrina a Menina sabida”, que conta a história de uma menina superinteligente, que tem altas habilidades e encontra dificuldades na escola e na sociedade, pois não é compreendida com suas habilidades.
 
Além da temática inclusiva e otimista, que mostra nossa capacidade de transformação mesmo em um contexto supostamente adverso, o grande trunfo da série de livros está no desenho universal da aprendizagem, sobre o qual são pensados. Com textos em escrita simples, eles vêm impressos em Braille e contam com pictogramas para facilitar a compreensão das crianças. 
 
Por meio de QR codes ou no site e aplicativo www.literaturaacessivel.com.br, é possível acessar os recursos de audiodescrição e de contação das histórias em libras, que expandem o alcance de seu conteúdo ao público mais diverso possível. Também disponíveis como ebooks, os títulos já somam milhões de alunos impactados.
 
“Os prêmios que a série recebeu (também do governo brasileiro) são o reconhecimento do nosso acerto ao falar de inclusão de uma forma lúdica, que tem impacto direto nas crianças”, garante Carina Alves.
 
O Literatura Acessível é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ExxonMobil Brasil, Cenibra, MinasLigas, Grupo Dass, Hypofarma e Mahle e é realizado pelo Instituto Incluir, Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução Governo Federal.
 
Apresentações pelo país
 
Além de Vitória da Conquista, o projeto acaba de ser apresentado em São Bernardo do Campo, SP, e, nas próximas semanas, terá apresentações em Curitiba, 26/03, e nas seguintes cidades mineiras: Virginópolis, 11/03; Guanhães, 12/03; Sabinópolis, 13/03; Materlândia, 14/03; Peçanha, 15/03; Pirapora, 20/03; Ipaba, 02/04; Santana do Paraíso, 03/04; Coronel Fabriciano, 04/04; Nova Era, 09/04; Santa Bárbara, 10/04; e Ribeirão das Neves 11/04. 
 
No palco
 
Uma andarilha, colecionadora de histórias, chega à escola para contar um pouquinho sobre as crianças que ela já conheceu ao longo de suas andanças pelo Brasil.
 
Unindo histórias e personagens de cinco livros já lançados pelo projeto Literatura Acessível, com texto de João Batista, cenário e figurino de Reinaldo Patrício e atuação de Ana Moura, “Incluídos e Misturados” dá vida a esses personagens de maneira lúdica, trazendo consciência sobre uma sociedade inclusiva. 
 
 
Por meio de música, experimentação sensorial, diálogo cênico e ludicidade, “Incluídos e Misturados” estabelece uma conexão com as crianças, mostrando que “o mundo só é legal quando é legal pra todo mundo”.
 
“Poder levar histórias sobre pessoas com deficiência e sobre como todos nós juntos devemos transformar o mundo num lugar legal de verdade, legal para todo mundo, é plantar uma semente de empatia, compaixão, igualdade de acesso e inclusão pro nosso futuro”, comenta Ana Moura.
 
Ao final de cada apresentação, haverá distribuição de livros para todos os alunos.
 
Mais informações: https://institutoincluir.com.br/  e @institutoincluir
 

Brasil
Amou? Salve ou Envie para sua Amiga! Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Related Posts

Fumaça Branca Saindo do Escapamento É Grave Descubra

26/06/2025

O Que Se Estuda Em Agronomia Matérias Do Curso

26/06/2025

Lista De Alimentos Saudáveis Essenciais Para Sua Despensa

26/06/2025
EM DESTAQUE

Lei do Autocontrole pela iniciativa privada é bem-vinda e coloca o Brasil no mesmo patamar de nações industrializadas

26/10/20230

Sueli Benvenuto – Um Convite para uma noite de autógrafos na Livraria Martins Fontes Paulista.

28/02/20240

Adestramento Canino Basico Comandos Essenciais Para Seu Cao

26/06/20250

Especialista da FEI comenta cuidados necessários com aparelhos na tomada

28/02/20240

Conflitos internos, reconexão com a infância e novos desafios profissionais: confira o novo romance de Analu Leite

28/03/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Fumaça Branca Saindo do Escapamento É Grave Descubra

26/06/2025

O Que Se Estuda Em Agronomia Matérias Do Curso

26/06/2025

Lista De Alimentos Saudáveis Essenciais Para Sua Despensa

26/06/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone: 11 97498-4084

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.