Com uma relação antiga e frutífera com Ouro Preto, o ator Jonas Bloch se prepara para narrar “Brasília – Sinfonia da Alvorada”, obra de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, feita por encomenda do então presidente Juscelino Kubitschek.
Ainda pouco conhecida pelo público, a peça será interpretada por músicos da Orquestra Filarmônica de Belo Horizonte, no próximo dia 13 de julho, durante a abertura do III Festival Arte & Movimento da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, no mais antigo teatro em funcionamento das Américas, a Casa da Ópera.
“Lembrar Juscelino Kubitschek, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, é resgatar o sentimento de um Brasil banhado de sonhos e poesia, o pulsar de esperanças e entusiasmo”, conta o ator ao citar a obra, composta em 1959, para a inauguração de Brasília. Com direção de Paulo Rogério Lage e produção de Cristiano Ayres Figueiredo, o espetáculo acontece durante o Festival de Inverno de Ouro Preto.
A trajetória de Jonas Bloch Ator, diretor e autor, Jonas Bloch iniciou sua carreira no teatro em 1958. Com 85 anos, 66 de carreira, ele conta com passagens por consagradas novelas como Top Model, A Viagem e A Próxima Vítima de emissoras como a Globo. Pai da também atriz Débora Bloch, ele se dedica atualmente a projetos como o monólogo “Delírio”, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, também produzindo trabalhos como artista visual, na escultura e no desenho, por exemplo.
Escola Saramenha de Artes e Ofícios
Só nos dois últimos anos, a Escola Saramenha de Artes e Ofícios, que conta com a produção da Palco Marketing Cultural e está localizada a poucos minutos do centro histórico de Ouro Preto, Minas Gerais, promoveu e sediou nada menos que sete festivais, todos com ampla programação aberta e direcionada, principalmente, ao público jovem.
A Escola tem se destacado pela promoção de eventos que enfatizam oficinas e residências artísticas, proporcionando oportunidades de aprimoramento técnico, tanto para estudantes quanto para profissionais das artes. A instituição já se consolidou como espaço de aprendizado, criação e propagação das artes, e suas realizações envolveramartistas de projeção nacional (e até mundial).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALISSON SCHAFASCHECK
alisson@vicentenegrao.com