O mundo do trabalho está em constante evolução, especialmente pelo avanço das tecnologias e de tendências que surgem em espaços como as redes sociais. Assim como foi em 2023, em 2024 o mercado deverá ser ainda mais impulsionado pelo uso de ferramentas de inteligência artificial. Desta forma, cada vez mais os profissionais que tiverem conhecimento em áreas de tecnologia aliadas à IA encontrarão oportunidades no mercado de trabalho.
Acompanhar a tendência do mercado de inteligência artificial pode exigir o desenvolvimento de algumas habilidades e conhecimentos por parte dos trabalhadores. Observando a evolução deste campo da tecnologia, a Onlinecurriculo, plataforma especializada em currículos online, realizou uma análise das vagas oferecidas por diferentes plataformas digitais que estão procurando por profissionais especializados em IA,
como forma de entender o panorama de oportunidades e como os candidatos podem se preparar para o que está sendo buscado no mercado.
O que as empresas estão buscando?
Foram analisadas 263 vagas disponíveis no Google através de plataformas de emprego como Linkedin, Indeed, Job Rápido, Glassdoor, Catho e Jooble. As vagas foram disponibilizadas pelas empresas ao longo dos últimos 30 dias.
Entre as áreas mais buscadas, aparecem os conhecimentos e atividades como:
Desenvolvedor de software: profissionais que irão desenvolver soluções de IA como suporte na decisão de problemas e atividades; trazer sistemas inovadores com base em modelos de IA; avaliar o impacto das técnicas e modelos de IA aplicados; coletar e manter datasets que serão utilizados para treinamentos dos modelos de aprendizado da máquina.
Cientista de Dados: realizam a análise de dados; modelagem preditiva e simulação para prever comportamentos; aplicar IA para melhorar a eficiência dos processos; integração de dados.
Analista de Negócios: buscar, através de necessidades dos clientes, encontrar oportunidades de negócio; realizar testes e análises, os quais podem ser feitos junto à inteligência artificial, para encontrar as melhores soluções para a empresa e assertividade nos processos.
Programador: programar, codificar e testar linguagens; realizar a manutenção dos sistemas; desenvolver depuração e testes de programas utilizando IA.
Especialista em IA: projetar e implementar soluções de IA na empresa para resolver problemas específicos; otimizar processos e criar novas oportunidades nas variadas áreas.
Analista de Dados: responsável por coletar, organizar, analisar e interpretar dados para fornecer insights que irão apoiar as tomadas de decisões de uma empresa; com IA, o analista de dados consegue otimizar todo o fluxo de organização e interpretação dos dados, melhorando o desempenho dos resultados apresentados.
Consultor IA ou Machine Learning: realizar a integração e comunicação de áreas de tecnologia de uma empresa, analisando as melhores formas de
implementação de IA, buscando desenvolver estratégias de evolução do produto da instituição.
Executivo de Novos Negócios: desenvolver estratégias inovadoras de atendimento ao cliente; prospectar clientes em potencial; analisar a concorrência, tendências e condições do mercado; aplicar soluções de IA.
Engenheiro de Inteligência Artificial: desenvolver, programar e treinar as complexas redes de algoritmos que compõem a IA para que elas possam funcionar como um cérebro dentro da empresa, trazendo soluções e facilidades.
Mais detalhes sobre as vagas:
Nível: são disponibilizadas vagas para níveis junior, pleno e sênior.
Salários: as remunerações ficam em valores entre 1.500 e 30.000 reais.
Localidade: entre oportunidades presenciais, híbridas e de home office, as vagas ofertadas são principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Brasília, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Contratação: são disponibilizadas vagas nos modos de contratação CLT e PJ.
Além das vagas em especialidades da tecnologia, também são oferecidas oportunidades de estágio e de bolsas de pesquisa dentro da área de inteligência artificial.
Partindo do ponto inicial do processo seletivo, as próprias empresas já utilizam IA em muitas de suas seleções, e o candidato deve estar preparado para interagir com sistemas de recrutamento baseados em inteligência artificial. No momento de criar o currículo ou a carta de apresentação, o candidato já pode se beneficiar da IA, utilizando a ferramenta para otimizar os documentos criados de forma a deixá-los mais atraentes para as vagas desejadas.
Para quem deseja ingressar ou migrar de área visando empresas que estejam valorizando os profissionais com entendimento em IA, vale analisar quais conhecimentos e competências são mais buscados pelas instituições e realizar cursos que possam agregar nesses fundamentos. A entrada e ocupação da geração Z nos espaços de trabalho também vem contribuindo para a criação de um novo perfil de colaborador, mais atento ao uso da tecnologia. Independentemente da idade de quem está buscando a oportunidade, é essencial estar atento aos avanços tecnológicos para que se possa trazer ideias e propor soluções inovadoras nos espaços de trabalho.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U