A Era Digital está em constante evolução e a revolução da Inteligência Artificial (IA) no setor de Experiência do Usuário (UX) está cada vez mais em alta, criando uma nova era na interação entre usuários e tecnologia.
Antigamente, os designers confiavam em pesquisas estáticas para compreender o comportamento do cliente. Hoje em dia, com a IA, é possível analisar dados em tempo real, identificar padrões ocultos e adaptar a maioria dos serviços conforme necessário, tudo com apenas um clique.
Em relação à UX, a inteligência artificial está levando a personalização destes conteúdos a novos patamares, permitindo que as plataformas se adaptem dinamicamente com base no comportamento e nas preferências individuais dos usuários.
“À medida que a IA avança, suas aplicações têm se expandido exponencialmente, e isso não poderia ser mais evidente do que na forma como estamos projetando e aprimorando as interações entre humanos e tecnologia”, comenta o especialista Eduardo Ariel, doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO).
Além da personalização de conteúdo, a IA também pode adaptar a própria interface dos aplicativos para atender às necessidades específicas de cada usuário. “Por exemplo, se um usuário tem dificuldade de visão, a IA pode aumentar o tamanho do texto automaticamente, se um usuário é canhoto, a IA pode ajustar a disposição dos botões para facilitar a navegação, e assim por diante. É algo sensacional!”, completa o especialista.
Ou seja, a Inteligência Artificial afeta diretamente a experiência do usuário, pois faz com que mudanças sejam realizadas para trazer facilidade, rapidez e personalização de acordo com cada necessidade.