Com 10 unidades de saúde sob sua gestão, entre hospitais públicos, ambulatórios e núcleos de saúde, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) planeja novas conquistas para os próximos anos, focando em humanização e aceleração tecnológica: até 2027, 100% das unidades do Instituto se tornarão paperless e, até 2024, o objetivo é que a marcação de consultas seja automatizada, melhorando cada vez mais a experiência do paciente SUS.
A digitalização vai além da modernização da recepção, abrangendo toda a jornada do paciente. O agendamento por hora marcada já foi implantado em uma das unidades administradas pelo Instituto, proporcionando mais facilidade para a população e reduzindo o tempo de espera e faltas nos atendimentos.
“Mas os desafios ainda são grandes. A saúde pública brasileira enfrenta problemas complexos, mas Organizações Sociais de Saúde (OSS), como o IRSSL, têm sido aliadas fundamentais para complementar e fortalecer os serviços prestados pelo SUS. Nesse sentido, o Instituto se destaca com sua expertise reconhecida e consolidada no setor privado, trazendo avanços expressivos para a gestão de saúde pública em São Paulo”, explica Carolina Lastra, diretora-executiva do IRSSL.
Desde sua criação, o IRSSL atua como um agente de transformação da saúde pública ao disponibilizar conhecimentos que beneficiam diversos setores e liderando projetos inovadores em saúde. Sua vocação e mobilização são direcionadas para o fortalecimento da saúde pública no Brasil e o grande diferencial neste tipo de gestão é a abordagem, que envolve a atenção a indicadores de qualidade, profissionalização da equipe, excelência e adoção de padrões semelhantes aos da iniciativa privada, adotando o que há de melhor no setor e adaptando-o à realidade do SUS.
Como protagonista na gestão de saúde, o IRSSL vem investindo em projetos inovadores que transformam a vida de pacientes. No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, por exemplo, o programa para crianças com fissura labiopalatina é um sucesso, atendendo em média 150 pacientes por ano nascidos em maternidades do SUS na cidade. E no Hospital Geral do Grajaú, o protocolo ágil para atendimento de AVC garante que os pacientes sejam atendidos em até 13 minutos, superando as metas ideais para minimizar sequelas e salvar vidas.
Sobre o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Ao longo dos últimos 15 anos, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) ampliou a assistência em saúde para a população do Estado de São Paulo com números que impressionam: já realizou mais de 12 milhões de exames laboratoriais, 2,8 milhões de atendimentos de urgência, 2,2 milhões de consultas, além de mais de 220 mil cirurgias e 2 milhões de exames de imagem. Fundado em 2008, o IRSSL nasceu com o propósito de fortalecer a atuação social voluntária da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês na saúde pública do Brasil, tendo como missão levar a excelência administrativa e operacional, já reconhecida no setor privado, às esferas municipais e estaduais do País.
Atualmente, o Instituto é responsável pela gestão de 10 equipamentos de saúde: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), Hospital Geral do Grajaú (HGG), Hospital Regional de Registro (HRR), AME Interlagos, Hospital Regional de Jundiaí (HRJ), AME Jundiaí, AMAS UMANE, Núcleo de Saúde da Fundação Lia Maria Aguiar, Ambulatório de Gratuidade e Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim.
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