Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Infraestrutura frágil e lacuna de conhecimento dos colaboradores impedem empresas de colherem os benefícios da IA, segundo pesquisa da Cloudera
TECNOLOGIA

Infraestrutura frágil e lacuna de conhecimento dos colaboradores impedem empresas de colherem os benefícios da IA, segundo pesquisa da Cloudera

13/09/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Pesquisa “The State of Enterprise AI and Modern Data Architecture” realizada em abril e maio pela Cloudera, plataforma híbrida de dados e IA, revela que, embora a maioria das empresas esteja adotando a IA em alguma capacidade (88%), muitas organizações ainda não têm a infraestrutura de dados adequada e o conhecimento dos colaboradores para realmente se beneficiarem dessa tecnologia.

O levantamento, que é baseado em uma pesquisa com 600 líderes de TI localizados nas regiões dos EUA, EMEA e APAC, busca explorar os desafios e as barreiras existentes para a adoção da IA empresarial. Além disso, o relatório apresenta planos para a adoção da IA, o estado da infraestrutura de dados e os benefícios do gerenciamento de dados híbridos em relação à adoção da IA corporativa.

Nos últimos anos, a IA se tornou um fenômeno global, principalmente por sua capacidade de turbinar as operações de negócios, acelerar a tomada de decisões e a inovação, assim como aprimorar as experiências de funcionários e clientes. No entanto, nem todas as organizações conseguiram colher os benefícios. A pesquisa constatou que as principais barreiras à adoção da IA foram: as preocupações com os riscos de segurança (74%), não ter o treinamento ou talentos adequados (38%) e o custo das soluções (26%). Essas descobertas indicam que, apesar da rápida adoção no mundo, muitos pilares de uma estratégia de IA resiliente estão sendo negligenciados ou esquecidos. 

Uma descoberta importante da pesquisa é que todos os esforços de IA estão, em última análise, vinculados a dados confiáveis. Embora 94% dos entrevistados tenham dito que confiam em seus ativos, 55% também disseram que prefeririam tratar seus dados de forma abrangente e sem silos de informação. Essa frustração é motivada por desafios que incluem conjuntos de dados contraditórios (49%), incapacidade de controlar dados entre plataformas (36%) e excesso de dados (35%). Essas áreas de frustração indicam que muitas empresas carecem de uma arquitetura de dados moderna, que democratize o acesso aos dados em toda a organização – onde quer que eles estejam – de forma segura, acessível e confiável.

Desde a automação e a simplificação dos processos de TI até a criação de chatbots de forma rápida e eficaz, a pesquisa revela que os principais casos de uso da IA incluem a melhoria das experiências dos clientes (60%), o aumento da eficiência operacional (57%) e a agilização da análise dos dados (51%).
 

Melhorar a experiência do cliente: As empresas estão aplicando a tecnologia de IA para aprimorar a segurança e a detecção de fraudes (59%), automatizar aspectos do suporte ao cliente (58%), alavancar o atendimento preditivo ao consumidor (57%) e potencializar os chatbots (55%), tudo com o objetivo de proporcionar aos clientes uma experiência mais segura, simples e intuitiva.
Aumento da eficiência operacional: A IA está sendo integrada em quase todas as facetas dos negócios. A pesquisa constatou que os departamentos de TI não são os únicos a usar a IA. 52% dos entrevistados relataram usá-la para atendimento ao cliente, e 45% indicaram que ela é usada para marketing, como a análise de dados de call center para personalização de ofertas.

Agilizar a análise de dados: O acesso mais rápido, mais fácil e mais confiável à análise de dados, significa melhores tomadas de decisão e vantagem competitiva. Quase 80% dos entrevistados afirmaram que sua empresa está usando toda a gama de dados disponíveis para decisões de negócios mais inteligentes.

“A adoção da IA está crescendo rapidamente, mas ainda vemos barreiras significativas que impedem as empresas de colherem todos os benefícios dessa tecnologia. A pesquisa destaca que a falta de uma infraestrutura de dados e a escassez de conhecimento são desafios cruciais que precisam ser superados. Para que as empresas possam transformar suas operações e impulsionar a inovação, é essencial investir em arquiteturas de dados modernas e seguras, além de capacitar os colaboradores”, destaca Rubia Coimbra, Vice Presidente da Cloudera na América Latina.

Para fazer o download do relatório completo, clique aqui.

Metodologia

A pesquisa, encomendada pela Cloudera e realizada pela Researchscape, examina os pontos de vista de 600 líderes de TI baseados nas regiões dos EUA, EMEA e APAC que trabalham em empresas com mais de mil funcionários. A pesquisa foi realizada em abril e maio de 2024. Os resultados dessa pesquisa foram ponderados para serem representativos do PIB geral dos países pesquisados. 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Tendas de Hidratação da Dengue no Distrito Federal já somam mais de 43 mil atendimentos

25/05/20240

Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 1,3% na atividade econômica em junho

16/08/20230

Visual Mix participa pela segunda vez da Expo CAPASU 2024, a mais importante do segmento varejista no Paraguai

27/08/20240

Região Nordeste é a única a registrar recuo no preço do etanol e da gasolina no início de novembro, aponta Edenred Ticket Log

26/11/20240

Governo de SP investe US$ 205,2 milhões na digitalização e centralização dos serviços

29/12/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.