Com foco na segurança de suas operações, a distribuidora de combustíveis ALE implantou um moderno sistema de monitoramento por câmeras em suas obras em postos revendedores. A iniciativa visa garantir a segurança dos trabalhadores, prevenir acidentes e elevar o nível de qualidade dos serviços prestados aos revendedores.
Anualmente, a companhia conduz mais de 450 obras entre clientes Rede e B2B, o que demanda um acompanhamento rigoroso. Com a introdução das câmeras, todo o processo de acompanhamento das etapas das intervenções será realizado on-line e em tempo real, conferindo maior controle sobre a segurança. “Contamos com equipes operacionais espalhadas pelo Brasil para implementar o sistema de segurança. É como se tivéssemos um especialista nosso, presencialmente, avaliando o trabalho da obra o tempo todo”, explica o coordenador de Engenharia da ALE, Tiago Alves.
A iniciativa, além da prevenção de acidentes, tem um caráter educativo. As empresas que apresentarem falhas em relação à segurança receberão mentoria especializada. “Assim, o conhecimento é disseminado aos trabalhadores e as situações de risco são identificadas para que não se repitam. Dessa forma, conseguimos trabalhar na base da pirâmide e, assim, prevenir um acidente”, complementa o gerente de Engenharia Comercial, Felipe Lopes.
Quando uma situação de risco ou irregularidade é identificada, a equipe de Engenharia da ALE avalia a criticidade e, para cada caso, são realizadas etapas adicionais de investigação com o foco principal em entender a causa básica do problema, evitando novas recorrências e verificando se as melhorias estão sendo aplicadas pelas empresas. Esse processo garante maior confiabilidade às atividades quanto às condições de segurança empregadas nas obras. “Desse modo, evitamos retrabalhos e garantimos um aumento de eficiência e qualidade nas entregas”, aponta o coordenador de Engenharia Comercial da ALE, Alisson Silva.
A segurança é um dos valores primordiais da ALE, que segue rigorosos padrões internacionais e trabalha em melhorias contínuas nesse aspecto, por meio da capacitação da mão de obra e tecnologia de ponta. Para construir uma cultura forte de segurança, a companhia trabalha na conscientização das equipes e define normas e procedimentos com padrões elevados, acima até mesmo dos definidos pelas normas regulamentadoras da área. “Sem os controles necessários para garantia da segurança, nenhuma atividade deve ser realizada, e para isso utilizamos a nossa ‘autoridade para parar o trabalho’, que é concedida a todos os envolvidos em nossas operações, sejam eles colaboradores ou contratados”, destaca Adriano Brito, gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da ALE.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
joaoalbuquerque@interfacecomunicacao.com.br