Em junho, a embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil emitiram 78.640 vistos para cidadãos brasileiros, conforme levantamento realizado pela Viva América, uma assessoria especializada em imigração que acompanha a emissão de vistos americanos globalmente. Dentre as categorias mais populares, o visto de negócios e turismo (B-1/B-2) se destacou como o mais emitido, seguido pelos vistos de estudante e intercâmbio.
No mesmo mês, os Estados Unidos concederam cerca de 950 mil vistos de entrada a cidadãos de diversos países, representando uma queda de 17,1% em comparação aos 1,14 milhão emitidos em maio. Historicamente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países que mais recebem vistos dos EUA. Contudo, em junho, o Brasil ficou na quarta colocação, atrás de México (203 mil vistos), Índia (107 mil) e China (85 mil). Colômbia (37 mil) e Filipinas (24 mil) completam os cinco primeiros colocados.v
Em julho de 2024, os vistos mais emitidos para brasileiros foram os de negócios e turismo (B-1/B-2), com 71.558 emissões, seguidos pelos vistos de estudante (F-1), com 1.437 concessões, e de intercâmbio (J-1), com 1.320 emissões. Além disso, foram emitidos 913 vistos para dependentes de executivos transferidos (L-2), 506 para executivos transferidos ou responsáveis por abertura de empresas (L-1), 385 para tripulantes de aviões e navios (C-1/D), 294 para pessoas com habilidades excepcionais (EB-2) e 256 vistos para negócios (B-1).
O Brasil ocupa a sexta posição entre os países com maior número de turistas nos Estados Unidos. Tradicionalmente, a Flórida é o principal destino, com 51,1% dos brasileiros optando pelo estado tanto para visitar quanto para residir.
A história da emigração brasileira para os Estados Unidos é marcada por um fluxo constante. Em 2019, os EUA abrigavam a maior comunidade de imigrantes brasileiros do mundo, com mais de 502 mil pessoas, segundo o Migration Policy Institute. A Flórida continua sendo o estado preferido, com 22% dessa população concentrada nos condados de Broward, Miami-Dade, Orange e Palm Beach.
Embora o governador da Flórida, Ron DeSantis tenha adotado uma política restritiva para imigrantes sem documentação na Flórida, ele mantém uma posição favorável à imigração legal de profissionais qualificados, ressaltando sua contribuição para o desenvolvimento econômico do estado.
A advogada Dra. Ingrid Domingues-McConville aponta que o papel das cidades e estados americanos no acolhimento de imigrantes legais tem se tornado cada vez mais relevante. Nos últimos dois anos, alguns governos estaduais e municipais têm oferecido suporte às novas chegadas, visando uma melhor adaptação por meio de iniciativas focadas em áreas como economia, educação, lazer e oportunidades de emprego. Nesse contexto, a consulta a profissionais de imigração é essencial para identificar as melhores regiões e oportunidades de acordo com o perfil de cada família.
imigração, que podem indicar onde estão as melhores oportunidades de acordo com o perfil de cada família em particular.
Obtenha mais informações imigração para EUA: @dmvisalaw
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
samantharunin@gmail.com