O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, publicou a terceira edição do edital voltado à implantação e fortalecimento de sistemas de museus. As propostas, acompanhadas de planos de trabalho e documentação, devem ser incluídas na plataforma transferegov até o dia 31 de outubro.
Por meio do chamamento, R$ 2,6 milhões serão destinados a cinco projetos, voltados à implantação de sistemas de museus e oito projetos que busquem promover o fortalecimento de sistemas de museus já existentes. Se aprovada, cada proposta vai receber R$ 200 mil.
Podem ser inscritas propostas de fortalecimento de sistema de museu, sistema estadual ou municipal que desenvolva políticas públicas para a área museológica em seu âmbito de atuação, qualificando e fortalecendo museus públicos e privados para a proteção, pesquisa e divulgação do patrimônio cultural.
Já a implantação de sistema de museu deve estar relacionada à proposta de estados e municípios para a instituição de sistema de museu para desenvolver políticas públicas na área museológica em seu âmbito de atuação.
A presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, fala sobre o edital. “O edital de apoio à criação e manutenção dos sistemas de museus. Os sistemas que podem ser estaduais ou municipais, compõem o sistema brasileiro de museus e são um elo entre o Ibram e as políticas públicas na ponta.
Os sistemas de museu têm o objetivo de promover articulação e sinergia entre museus de um mesmo estado ou município, incentivando sua atuação por meio da cooperação mútua, qualificação profissional e adoção de padrões orientadores.
O edital lançado pelo Instituto Brasileiro de Museus, voltado à implantação e fortalecimento de sistemas de museus, recebe propostas até o dia 31 de outubro, pela plataforma www.gov.br/transferegov.
Para ter mais informações sobre o edital voltado à implantação e fortalecimento de sistemas de museus lançado pelo Instituto Brasileiro de Museus, Ibram, acesse www.gov.br/museus.