A Vinklo, plataforma de presentes que une tecnologia e inovação, teve um aumento de 40% no engajamento das buscas dos produtos disponíveis em seu site a partir da adoção de um sistema de Inteligência Artificial (IA). Com a implementação da tecnologia, a empresa percebeu uma assertividade maior nas indicações de presentes, além de um crescimento de aproximadamente 15% no faturamento.
Desenvolvida pelo Google, a IA foi treinada e adaptada para atender as demandas e particularidades da plataforma de presentes. A solução é capaz de analisar o produto, atribuir tags relacionadas às características e relacionar ao público-alvo de interesse. Agora, quando um seller cadastrar um item na plataforma, a IA imediatamente categoriza na ‘árvore de categorias’, define os atributos de gênero e idade e os atributos de interesse
A partir da implementação da tecnologia, a Vinklo percebeu um aumento de 40% no engajamento na barra de buscas. Enquanto a conversão geral, em todo o site, cresceu cerca de 25%. Outro resultado importante foi o atendimento. Cerca de 70% deles passaram a ser resolvidos totalmente pela IA, com isso, os colaboradores passaram a se dedicar a outras atividades mais estratégicas.
Erik Santana, fundador e CEO da Vinklo, explica a importância da implementação dos sistemas de IA. “A adoção de inteligência artificial na Vinklo nos permitiu não apenas melhorar a eficiência das nossas operações, mas também oferecer sugestões de presentes com uma precisão muito elevada”, diz ele. “Além disso, ao otimizar os processos e garantir a assertividade das sugestões de presentes, conseguimos oferecer uma experiência de compra altamente personalizada ao cliente, que reflete diretamente no aumento do nosso faturamento”, prossegue.
Vale destacar que a eficiência da IA na categorização adequada dos produtos de acordo com o público é de 94%. A ferramenta também ajusta recomendações de idade de brinquedos com uma eficiência de 91% e melhora de aproximadamente 300% versus a recomendação que vem dos sellers. .
Busca e oferta de produtos por contexto
A partir da IA, a Vinklo também conseguiu implementar a busca por contexto. Ou seja, a pessoa pode fornecer um contexto, como “quero presentes para menino de 11 anos que gosta do filme do Homem-Aranha,” e ao invés de trazer apenas um produto, a plataforma trará todos os produtos relacionados ao contexto do Homem-Aranha para um menino de 11 anos.
Isso resulta em uma oferta muito mais ampla de produtos, ajudando o cliente a fechar sua compra de forma mais eficiente. Para a companhia, também é vantajoso porque o resultado da busca não se limita a uma única categoria de produtos como geralmente acontece. Ele traz diversas outras categorias de produto que são relevantes para a busca da pessoa.
“Com essa funcionalidade, nossos clientes poderão fornecer descrições mais detalhadas e receber sugestões abrangentes e relevantes, o que não só facilita a decisão de compra, mas também aumenta as chances de os clientes levarem mais de um produto”, afirma Santana.
Futuro da IA na plataforma
Após os resultados mapeados, a Vinklo planeja expandir ainda mais o uso da Inteligência Artificial para outras áreas da plataforma. O objetivo é incorporar a IA em todo o ciclo de vendas, permitindo uma operação mais integrada e eficiente. A empresa também pretende investir em análises preditivas para antecipar tendências de consumo e necessidades dos clientes, ajustando seu portfólio de produtos de forma proativa.
“Nossa meta é fazer com que a Vinklo se torne a plataforma de presentes mais inteligente e intuitiva do mercado”, comenta Erik Santana. “Seguiremos utilizando o poder da IA para oferecer uma experiência de compra personalizada e cômoda, e, ao mesmo tempo, continuar crescendo de forma sustentável e inovadora”, conclui.
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BEATRIZ ESTEVES DE AGUIAR
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