Na próxima terça-feira, 7 de novembro, a partir das 9h, os alunos da EMEI Aluísio Almeida (Rua Noronha Santos, 252 – Jardim Monte Alegre, São Paulo) terão um dia especial.
Incentivado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil leva para cerca de 200 alunos uma equipe que vai promover contação de histórias indígenas, com o tema Lenda do Dia e da Noite.
“Serão histórias focadas no folclore brasileiro e que foram escolhidas pela própria escola, como complemento da proposta pedagógica”, explica Liliane Moraes, Coordenadora da Fundação Criança-ITACI. Ela ainda conta que as crianças confeccionarão chocalhos. “Os alunos terão esse momento cultural e lúdico”, completa.
O projeto de Atividades Socioculturais do ITACI contempla peças de teatro, sessões de cinema e oficinas culturais no Hospital, e oferece como contrapartida social as oficinas em escolas públicas. Essas são selecionadas pela proximidade com o ITACI e pelo alinhamento do tema da ação com a proposta pedagógica da escola, como o caso da EMEI Aluísio Almeida.
Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2022, mais de 15 mil consultas médicas, mais de 12 mil consultas multiprofissionais, cerca de 5 mil sessões de quimioterapia e 50 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado. Entre as especialidades atendidas, leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).
O ITACI também orienta a população a ficar de olho nos sintomas, como febre persistente; náusea; nódulo ou inchaço ao redor do pescoço, abdômen, tórax, pelve ou axilas; palidez; dores de cabeça; dores persistentes em áreas do corpo; mudanças de visão; cor esbranquiçada atrás da pupila; e perda de peso repentina; e procurar ajuda médica especializada.
Informações para contribuir com a causa estão disponíveis em https://www.itaci.org.br/doe-agora/
https://www.facebook.com/ITACI.ITACI/
@instituto_itaci
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U