O Hospital Geral do Grajaú (HGG), sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), caminha em direção à transformação digital, essencial para a organização e gestão dos dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Referência para a região sul de São Paulo em atendimentos de urgência, emergência e casos de média complexidade, o Hospital do Grajaú se tornará 100% digital, ou seja, sem papel (paperless) até o final de 2024, e também-vai disponibilizar um aplicativo exclusivo para celular, em que os pacientes poderão acompanhar sua jornada de tratamento, bem como seus agendamentos de consultas e resultados de exames.
O uso das tecnologias digitais ao invés de documentos em papel permitirá aos profissionais de saúde do HGG o acesso rápido aos dados do paciente, os quais estarão integrados em um único ambiente, o que reduz o risco de perda de informações e agiliza os processos de tomada de decisão.
“Isso contribuirá significativamente para a eficiência operacional, além de resultar no acompanhamento mais preciso das jornadas individuais dentro do hospital”, avalia Eduardo Alves da Silva, Gerente de TI do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que revelou a novidade na HIMSS Global Health Conference & Exhibition (HIMSS), realizada entre 11 e 15 de março. Silva ressalta a preocupação do Instituto com a segurança dos dados dos pacientes, que são criptografados e protegidos conforme os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
De acordo com Eduardo, o aplicativo e portal para os pacientes lhes dará acesso a todo o histórico de atendimento na instituição, incluindo exames, nome dos médicos e até mesmo a lista de remédios e tratamentos prescritos. “Isso ajudará o usuário a ser proativo e gerenciar o próprio cuidado, desde o primeiro contato com o HGG até o pós-tratamento”, prevê. Outros benefícios da ação são a economia de espaço e a redução de custos associados ao papel (cerca de R$30 mil por mês).
Até 2025, o IRSSL irá digitalizar os prontuários e serviços de mais três unidades sob sua gestão: Hospital Regional de Registro, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e Hospital Regional de Jundiaí. “Este é um importante passo em direção à ampla transformação digital em saúde que o Brasil precisa, a qual engloba dados transparentes, integrados e interoperáveis”, diz Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. “Com isso em mente, nossos planos de ação em inovação digital contemplam mais que a informatização dos hospitais que administramos. Estamos cientes de que a fragmentação de informações em saúde dificulta o acesso e a continuidade do cuidado. Para superar esse desafio, estamos comprometidos a colaborar com o Ministério da Saúde em estratégias de interoperabilidade digital, ou seja, que visem o compartilhamento eficiente de dados entre tantos sistemas de informação, com estruturas e linguagens diferentes, presentes hoje nos aparatos públicos de saúde”, completa.
Certificação HIMSS
Os esforços do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês são direcionados para a obtenção da certificação HIMSS, selo de excelência em gestão e tecnologia concedido após um rigoroso processo de auditoria com duração de seis meses. Nesse período, serão avaliados indicadores que comprovem uma digitalização bem-sucedida, com foco em hospitalização. Entre os fatores a serem analisados, estão o uso das informações para guiar o cuidado do paciente e dar suporte à tomada de decisão baseada em dados.
A certificação HIMSS é uma das mais difíceis de serem obtidas. Ao alcançar o último patamar, o nível 7, a instituição evidencia mundialmente a excelência na utilização de sistemas assistenciais com a integração de dados para otimização dos processos clínicos e administrativos.
Para apoiar este processo de digitalização de suas unidades, o Instituto conta com o apoio da TechInPulse, empresa do Grupo MV, especializada na jornada de transformação digital na área da saúde e que atualmente é responsável pelos sistemas de gestão utilizados no Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral de Registro, AME Interlagos, AME Jundiaí e AMAS. “A parceria entre o MV e o Instituto reforça o nosso compromisso em impulsionar o uso da tecnologia nas instituições de saúde, melhorando não só a eficiência da gestão, mas também prezando pela acessibilidade dos serviços e qualidade do atendimento assistencial, contribuindo para que, cada vez mais, as pessoas cuidem da saúde e não da doença”, afirma Jeferson Sadocci, diretor corporativo de Mercado e Cliente da MV.